Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Internacionalização

Internacionalização

Cooperação internacional em ensino e pesquisa com a Alemanha traz oportunidades para estudantes e egressos nas áreas de tecnologia
publicado: 18/12/2023 11h22 última modificação: 18/12/2023 11h22

Durante a semana de 13 a 17 de novembro, o professor Roberto Zanetti Freire, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS-PB) e do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do Campus Curitiba (DAELT-CT), esteve na Technische Hochschule Ingolstadt (THI) na Alemanha. O professor foi convidado para discutir parcerias em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o setor automotivo envolvendo inteligência artificial aplicada.

O professor também ministrou aulas como professor visitante no mestrado em Engenharia Automotiva, cuja temática envolvia métodos heurísticos de otimização e suas contribuições para gerar modelos de redes neurais artificiais cada vez mais eficientes, tendo como foco aplicações no setor automotivo envolvendo visão computacional.

Além das aulas ministradas, a universidade alemã apresentou ao professor Roberto oportunidades para egressos dos cursos de graduação da UTFPR nas áreas de tecnologia. Por meio de uma Spin Off criada dentro da universidade alemã, e da parceria entre a UTFPR e a THI, as discussões tiveram como destaque a divulgação de oportunidades de trabalho na Alemanha para egressos dos cursos de graduação, estágios para os estudantes e possibilidade de bolsas de estudo para mestrando e doutorandos da UTFPR.

Uma proposta de acordo de cooperação foi encaminhada pelo professor da UTFPR com o objetivo de trazer novas oportunidades aos estudantes da UTFPR junto a Spin Off alemã. Segundo o professor Roberto, estas parcerias são fundamentais para a internacionalização da instituição e de seus programas de pós-graduação.

Ao longo da semana, o professor ainda participou de visitas técnicas e interagiu com alunos de mestrado e doutorado no CARISSMA (Center of Automotive Research on Integrated Safety Systems and Measurement Area), laboratório de pesquisa de referência a nível mundial na área de desenvolvimento de sistemas de segurança para o setor automotivo. Durante as visitas, o professor interagiu com os sistemas computacionais desenvolvidos no CARISSMA que são embarcados nos veículos para realização de testes e provas de conceito, todos sob coordenação do professor Alessandro Zimmer, pesquisador da THI.