Notícias
Internacionalização
A acadêmica de Letras, Lais Dos Santos Dellani, com Marcos Hirata e demais bolsistas brasileiros contemplados com a mesma bolsa.
A acadêmica do 6º período da graduação em Letras Português-Inglês, da UTFR, Campus Pato Branco, Lais Dos Santos Dellani, foi contemplada com uma bolsa de estudos na Jamestown Community College, em Jamestown, Nova York. A oportunidade para intercâmbio é promovida pelo Regional English Language Office (RELO) da Embaixada dos EUA no Brasil, por meio do “Community College Initiative (CCI) Program”, voltado ao entendimento mútuo entre os cidadãos dos Estados Unidos e os cidadãos dos países parceiros e está calcado em cinco pilares: experiência acadêmica, intercâmbio cultural, aprendizagem em serviço, desenvolvimento profissional e de carreira, liderança e planejamento de ação.
A possibilidade de indicar alunos da UTFPR para o Programa veio a convite de Marcos Hirata, Cultural Affairs Specialist do RELO, à professora doutora Taisa Pinetti Passoni devido a seu engajamento em diferentes atividades promovidas pelo escritório. A professora relata que, em colaboração com colegas da área de língua inglesa e a coordenação do curso, “foram pré-selecionados os estudantes com maiores coeficientes e melhores médias nas disciplinas de língua inglesa, e que estes foram consultados sobre seus interesses e disponibilidades para o intercâmbio que terá duração de um ano”. A partir disso, cinco estudantes foram indicados e passaram por diferentes etapas de seleção. Após este processo, a aluna Laís, que já atua no ensino de crianças, foi selecionada para estudar “Early Childhood Education and Development” em Jamestown, O CCI Program cobre todas as despesas da estudante para realização de seus estudos no exterior.
Sobre a oportunidade, a aluna diz que “Eu sempre sonhei em viajar, conhecer novos lugares, pessoas, culturas e costumes, e quando essa oportunidade surgiu, não pensei duas vezes. A UTF abre muitas portas para os estudantes, e essa sem dúvidas é uma das maiores e mais gratas que eu encontrei até agora. A educação é o caminho para um futuro mais brilhante da humanidade, eu espero que esse tempo estudando fora me faça evoluir como pessoa, estudante e profissional”, declarou Lais.
A estudante, que iniciou suas atividades em Jamestown em 1º de agosto de 2021, e finaliza seus estudo em 31 de maio de 2022, relata que está dividindo um alojamento com mais três garotas, uma da África do Sul, uma da República Dominicana e uma de Bangladesh. Cada uma com sua peculiaridade e costume. “A parte mais legal é que, além do desenvolvimento profissional que eu vou ter, a quantidade de novas informações sobre diferentes culturas e costumes que estou absorvendo é incrível. A gente conhece o inglês como língua franca, mas chegar aqui e ser capaz de conversar com pessoas de todas as partes do mundo através desse idioma em comum está sendo indescritível. Meus colegas de lugares como República Dominicana, Costa do Marfim, Índia, todos partilhando a cultura deles, as comidas típicas, músicas, está sendo uma experiência muito engrandecedora, e só tenho a agradecer pelos professores não só pelo incentivo, mas também pelo apoio”, revelou a acadêmica.
Em relação às precauções relativas à pandemia de COVID-19, a aluna relata que os intercambistas serão testados antes de partirem e ao chegarem aos EUA, passarão por período de quarentena e terão acesso à vacinação para poderem frequentar as aulas presenciais já retomadas nas universidades estadunidenses.
Lais Dos Santos Dellani - Acadêmica do 6º período da graduação em Letras Português-Inglês, da UTFR, Campus Pato Branco | Profª Drª Taisa Pinetti Passoni - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) |