Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Internacionalização

Internacionalização

A convite da Comissão de Internacionalização do curso de Agronomia, UTFPR Campus Pato Branco recebe visita de professores pesquisadores da UNLPam
publicado: 25/05/2023 12h31 última modificação: 25/05/2023 13h23
Exibir carrossel de imagens Recepção aos professores da UNLPam na segunda-feira,22
  • WhatsApp Image 2023-05-22 at 09.14.15.jpeg
  • "> IMG_2464.JPG
  • "> IMG_2462.JPG

Recepção aos professores da UNLPam na segunda-feira,22

Nesta semana, a UTFPR-PB está recebendo a visita de três professores pesquisadores da Universidad Nacional de La Pampa (UNLPam), Argentina: María Lía Molas, Diego Riestra e Santiago Dalla Via, os quais atuam no curso de Agronomia da referida universidade.

O convite para a visita partiu da Comissão de Internacionalização do curso de Agronomia, por meio do professor André Brugnara Soares, que esteve na UNLPam no ano passado e promoveu esse contato e a possibilidade de estreitamento das relações entre as duas universidades.

Os professores foram recepcionados, na segunda-feira, pela manhã, 22/05, pelo Diretor-Geral da UTFPR Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, professores do departamento Acadêmico de Agronomia (DAGRO), André Brugnara Soares e Nilvania A. de Mello, e diretores de área, professor Gustavo Lacerda e Dalmarino Setti. Logo após, participaram de uma reunião.

Em entrevista, a professora María Lía Molas, que também é reitora da Faculdade de Agronomia desde 2022, comenta que o “objetivo da visita é avançar nas tratativas para um convênio de Dupla Diplomação para o curso de Agronomia. Por isso, essa primeira visita, está sendo realizada para conhecer a UTFPR Pato Branco, seu funcionamento, docentes, estudantes, suas linhas de pesquisas, conversar com os pesquisadores e autoridades da universidade. ”

Importante destacar que os cursos de Agronomia da UTFPR e da UNLPam já fazem parte do Programa Marca (Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados), o qual possibilita a participação em editais de intercâmbio discente e docente. E, agora, buscam estreitar as relações entre si, o que trará novas oportunidades de enriquecimento da formação profissional para os estudantes.

Durante esta semana, os professores estão participando de diversas atividades, visando fortalecer as relações entre as duas instituições.

Ainda na segunda feira, 22/05, além da reunião com a equipe diretiva do campus pela manhã, reuniram-se com a Comissão de Internacionalização do Curso de Agronomia à tarde. Em ambas as reuniões, foram elencados pontos de convergência que podem ser objeto de convênios no futuro. Um exemplo é o início das tratativas para um programa de Dupla Diplomação com o curso de Agronomia.

Na terça-feira, 23/05, estiveram em visita aos campi de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Em Dois Vizinhos, o objetivo da visita era conhecer a estrutura do campus e fazer a aproximação com a equipe diretiva e pedagógica. Em Francisco Beltrão, foi feita reunião com o Diretor-Geral, Hernan Vielmo, e com professores e estudantes do novo curso de Agronomia.

Na quarta-feira, 24/05, os professores Diego e Santiago participaram de uma aula aberta em conjunto com a professora Nilvania A. de Mello e o professor Ricardo Aiolfi, da UNIMATER. O tema da aula foi o Manejo e Conservação do Solo empregado no Sudoeste do Paraná e na região pampeana da Argentina. A aula, além dos estudantes da UTFPR, contou com a participação de estudantes de outras instituições, profissionais do ramo agrícola, pesquisadores e extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e agricultores.

Os três professores também participaram de reuniões com programas de pós-graduação dos campi Pato Branco e Dois Vizinhos, sempre visando acordos de cooperação técnico-científica.

Na quinta-feira, 25/05, pela manhã, os professores estiveram em visita a uma cooperativa familiar de Pato Branco e depois conheceram a estrutura da Incubadora Tecnológica da UTFPR-PB (IUT). À noite, a professora María Lía Molas, vai ministrar a Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG) e Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Na sexta feira, 26/05, visando aproveitar o conhecimento dos professores, foi organizado, pelo Grupo de Estudos Universitários, sob responsabilidade da prof. Marlize Rubin Oliveira, um encontro da professora Maria Lia Molas com os Professores Responsáveis pelas Atividades de Internacionalização (PRAINTs) do Campus Pato Branco.