Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Inventum

• "> IMG_6876.JPG
  • "> IMG_6889.JPG
  • "> IMG_6819.JPG

Mais de 1 mil e 200 estudantes de todos os câmpus da UTFPR participam até esta quarta-feira (13) dos seminários de Extensão e Inovação (SEI) e de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite). O evento oficial de abertura dos seminários, que pela primeira vez são realizados integradamente, ocorreu nesta segunda-feira (11) e reuniu alunos, professores e todo o corpo diretivo da universidade.

Ao longo dos três dias de evento serão apresentados 1.260 trabalhos, assim divididos: 287 apresentações orais e 692 pôsteres digitais no Sicite; 81 apresentações orais e 200 pôsteres digitais no SEI. Os dois seminários são realizados dentro da programação da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.

Para o reitor Luiz Alberto Pilatti, eventos como o SEI-Sicite são importantes para demonstrar que uma universidade não se faz apenas em sala de aula, mas propondo soluções reais para a sociedade. “Nesse contexto, a iniciação científica faz a diferença na formação dos nossos alunos e faz a diferença em uma universidade que faz as coisas acontecerem. Somos uma universidade protagonista que sonha grande, e seremos do tamanho dos nossos sonhos porque temos pessoas que fazem a diferença e que vão construir, certamente, um Brasil melhor”, disse ao citar iniciativas inovadoras da UTFPR na sustentabilidade.

O diretor-geral do Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, destacou a organização dos seminários de maneira integrada à feira de ciência, tecnologia e inovação do município. “Trata-se de uma oportunidade para apresentar nossas pesquisas à sociedade e, mais ainda, a crianças e adolescentes que, em um futuro próximo, também serão nossos alunos”.

Durante a solenidade de abertura do evento, o reitor assinou o primeiro edital de pré-doutorado da UTFPR, programa inédito no Brasil e que visa aproximar academia e setor produtivo. Também foi assinada a ordem de serviço para a aquisição de equipamentos para o sistema de autoatendimento das bibliotecas dos câmpus Curitiba (Sede Ecoville), Francisco Beltrão, Guarapuava e Santa Helena. Com esse novo investimento, a UTFPR automatiza o processo de empréstimo das suas 14 bibliotecas.

Confira mais fotos do evento no Flickr UTFPR em Imagens