Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > IV Olimpíada Regional de Derivadas

IV Olimpíada Regional de Derivadas

Selecionados na gincana Pato’ da UTFPR-PB participaram da edição regional da olimpíada de derivadas e alcançaram resultados positivos na competição
publicado: 06/09/2023 09h58 última modificação: 06/09/2023 09h58

No dia 26 de agosto de 2023, aconteceu a IV Olimpíada Regional de Derivadas, na UTFPR Campus Curitiba. Esta competição reuniu estudantes de graduação de diversas instituições, como PUC, UFPR, UFSC, UnB, Unicamp e UTFPR. O evento foi organizado por professores do Campus Curitiba, com auxílio de professores das demais universidades participantes.

Os alunos que participaram do torneio foram selecionados internamente por cada instituição, a maioria através de competições semelhantes à Olimpíada. No caso do Campus Pato Branco da UTFPR, esta competição é a Pato’, uma gincana organizada pelo Grupo de Disciplina de Cálculo 1, vinculado ao Departamento de Matemática (DAMAT), e que está registrada como um projeto de extensão coordenado pelos professores Mateus Eduardo Salomão e Marieli Musial Tumelero. No ano de 2023, a Pato’ foi realizada entre os meses de maio e junho, contando com a participação de mais de 100 estudantes dos diversos cursos da instituição.

Na seleção interna, foram escolhidos para representar o Campus Pato Branco os acadêmicos Cinglair Augusto Justakowski Capello (Eng. Computação), Daniel Gustavo Favero (Eng. Computação), Natasha Seidl Robaskiewicz (Eng. Mecânica) e Renata Fernanda Nunes (Eng. Mecânica). Para a participação no evento, ressalta-se que os acadêmicos contaram com o aporte financeiro do Edital de Auxílio à Participação de Discentes em Eventos (Nº 02/2023 – PROGRAD/ASSAE). Além disso, por meio da Direção de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), a UTFPR-PB cedeu o veículo e o combustível para transporte dos alunos e do professor Mateus.

O Campus Pato Branco obteve resultados bastante positivos na competição. Três dos quatro estudantes foram classificados para a segunda fase do torneio, disputada por 16 alunos em chaveamento olímpico, conforme a classificação de uma fase inicial entre os mais de 30 alunos participantes. Destaca-se que o acadêmico Daniel obteve a segunda colocação geral, disputando a final com um estudante da UTFPR Campus Curitiba. O terceiro e o quarto lugar ficaram com estudantes da Unicamp e UnB, respectivamente.