Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Lançamento de curso

Lançamento de curso

Abertura solene do Curso de Formação de Professores em Astronomia e Ciências Afins
publicado: 28/09/2022 13h31 última modificação: 03/11/2022 17h40

No dia 02 de setembro de 2022, às 14h, ocorreu, no Parque Tecnológico de Pato Branco-PR, o lançamento da primeira atividade do Polo de Astronomia e Ciências Afins, que foi a abertura solene do curso Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores.

Estavam presentes no evento autoridades municipais, juntamente com representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco, do Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) da UTFPR-PB e professores participantes. Durante a abertura, foi apresentada à comunidade a estrutura do projeto ao qual o curso pertence, o Polo de Astronomia e Ciências Afins.

Esse projeto é uma parceria entre a prefeitura de Pato Branco, através das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação e Cultura, e a UTFPR Pato Branco. Na universidade, ele faz parte do Programa de Extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins, o qual é composto pelo GEAstro e vinculado ao Departamento de Extensão (DEPEX) da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC).

O Polo de Astronomia e Ciências Afins se estrutura em quatro fases: planejamento das ações; formação de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal e alunos do GEAstro; projeto arquitetônico: concepção da estrutura física do Polo de Astronomia e Ciências Afins, constituído por planetário, observatório, salas, auditórios, e instrumentos didáticos; e, por fim, construção da obra.

O curso Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores compõe a segunda fase desse projeto e busca, entre seus objetivos, propiciar a construção de conceitos básicos em Astronomia, Ciências correlatas e suas relações com as diferentes áreas do conhecimento e facultar o contato com novas metodologias para a abordagem didática de conteúdos científicos, além de promover a percepção das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no contexto da Educação em Astronomia.

Seu público-alvo são os professores de Ensino Fundamental I, da rede municipal da cidade de Pato Branco, por isso, está sendo ofertado em parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Educação.

O curso conta com as professoras Clementina Verginia Andreolla, da UTFPR Pato Branco, e Michel Corsi Batista, da UTFPR Campo Mourão, e é subdividido em 30 módulos, sendo realizado um módulo por mês. Cada módulo é composto por seis horas de teoria e duas horas de atividades práticas. As aulas são expositivas e dialogadas, com atividades experimentais, vídeos e observações com e sem telescópios, além de atividades extraclasse.

A primeira aula realizou-se já no dia três de setembro de 2022 e os próximos encontros acontecerão no primeiro sábado de cada mês.