Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Lançamento de livros

Lançamento de livros

Docentes e estudante da UTFPR-PB lançam suas produções científicas e literárias durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
publicado: 11/11/2022 14h39 última modificação: 16/11/2022 13h02

Durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorreu de 23 a 27 de outubro, foi realizado o primeiro Lançamento de Livros – Pratas da Casa, no dia 25 de outubro. O evento buscou valorizar as produções literárias e científicas dos servidores e alunos e contou com a participação de três obras de docentes e alunos do campus.

A primeira obra lançada foi Conversaiando com mulheres das letras, organizada pelas professoras do Campus Pato Branco, Rosangela Aparecida Marquezi e Letícia Lemos Gritti, e pela jornalista e egressa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Daiana Pasquim, com ilustração de Lucas Piaceski. Essa obra foi publicada em 2020, período de pandemia do Covid-19.

A publicação, segundo as organizadoras, contempla “ensaios afetivos de mulheres, por mulheres. De distintas épocas e de diferentes lugares, sem preocupação com linha temporal, ou de espaço, mas que de alguma forma, têm feito a história do desenvolvimento feminino. Em comum, o poder da palavra! Mulheres das Letras e da Educação que, durante quatorze noites, à Scherazade, se reuniram para compartilhar e lançar holofotes sobre vidas que as inspiram: Jane Austen, Virginia Woolf, Cecília Meireles, Oneyda Alvarenga, Maria Beatriz Nascimento, Maria Antonieta Alba Celani, Harper Lee, Leda Bisol, Leonor Scliar-Cabral, Lygia Bojunga, Adélia Prado, Bonnie Bremser, Maria Valéria Rezende e Conceição Evaristo. Mulheres únicas, reunidas numa só edição”. O livro tem 226 páginas e foi publicado pela Páginas Editora.

A segunda obra foi o e-book Delimitando significados de alguns itens do Português Brasileiro: um pouco de tudo, organizado pelas professoras do Campus Pato Branco, Letícia Lemos Gritti e Lovania Roehrig Teixeira. Esse e-book resulta de trabalhos de pesquisa realizados pelos mestrandos e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Campus Pato Branco (UTFPR-PB).

De acordo com as organizadoras, especificamente, a obra é resultante da participação ativa e perseverante de 15 alunos matriculados em Tópicos em Semântica e Pragmática, no primeiro semestre de 2021 e da idealização da docente ministrante do PPGL, Letícia Lemos Gritti, também uma das organizadoras do livro. A disciplina de Tópicos em Semântica e Pragmática é uma das disciplinas eletivas do PPGL e nela são trabalhados aspectos ligados ao temido núcleo duro da Linguística, a partir da Semântica, e aspectos extralinguísticos envolvidos no uso da linguagem, a partir da Pragmática.

Assim, apesar de a disciplina ser um dos componentes curriculares que trabalha o viés estrutural das línguas naturais, ela não deixa de considerar as condições extralinguísticas que participam da construção de sentidos, o que vem ao encontro do objetivo da linha de pesquisa Linguagem, educação e trabalho do PPGL na qual a disciplina encaixa-se.

Outra característica marcante desse grupo de alunos, e agora autores dos capítulos deste livro, é que, em sua maioria, eles são professores de escolas particulares e públicas da região de Pato Branco (PR). ”A busca desses profissionais por aprimoramento e por conhecimento em relação à construção dos significados das palavras, expressões, sentenças e afins, levou-nos a considerar que as pesquisas elaboradas por eles para a disciplina poderiam se tornar capítulos de um livro, pois o empenho durante e após a disciplina foi grande”, destacou Letícia. O e-book tem 156 páginas e foi lançado pela Pontes Editora.

Por fim, a terceira obra lançada, Hilário e Maria Eugênia na terra do troca-letras, de autoria do mestrando do PPGL, Marcos Cristovam Lopes de Paula, ilustrada por Lauro Paredes, mostra a grande diferença que ocorre no sentido das palavras, quando se faz uma "simples" troca de letra (ou de um fonema). Também traz um elevado estímulo à criatividade, pela história em si, e pelas atividades ao final do livro. O livro tem 28 páginas e foi lançado pela Editora Word Master Brasil.