Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Mercados alimentares digitais no Brasil
conteúdo

Notícias

Mercados alimentares digitais no Brasil

Projeto de professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) é aprovado em Edital do CNPQ
publicado: 23/12/2022 15h34 última modificação: 23/12/2022 20h45
Logo do GePPADeM.

Logo do GePPADeM.

O projeto Mercados alimentares digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios da comercialização na agricultura familiar, desenvolvido pelo professor Marcio Gazolla, foi aprovado no Edital de Chamada nº 40/2022 Pró-Humanidades, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na linha de pesquisa 2 - Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas.

 O objetivo central do projeto é analisar os processos de construção social de mercados e canais de comercialização digitais da agricultura familiar para as vendas de alimentos e produtos, considerando as principais dinâmicas, inovações e desafios dos processos de comercialização que estão sendo implementados no Brasil.

Entre alguns benefícios e resultados que o projeto trará, pode-se citar o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos em torno da digitalização na agricultura e alimentação, melhoria das plataformas, sites e outras formas de comercialização digital que estão sendo desenvolvidas pelos agricultores familiares.

Além disso, possibilitará entender o papel do cooperativismo junto aos mercados digitais e os hábitos de compra online dos consumidores de produtos e alimentos das plataformas e redes sociais.

Com essa aprovação, o projeto contará com recursos para custeio e bolsas, no valor global de R$ 480.900,00, para ser executado em 24 meses (2023 e 2024). Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A pesquisa será desenvolvida a partir de equipes de pesquisadores formadas pelos membros do Grupo de estudos e pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) , da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, já consolidado nos estudos dos mercados alimentares desde 2005, e do Grupo de estudos e pesquisas em Desenvolvimento, Alimentação, Mercados e Políticas Públicas (GePPADeM), que é liderado pelo coordenador da proposta, professor Marcio Gazolla, e ligado ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR-PB).

A Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – Pró-Humanidades - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.