Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Mês de Planejamento e Capacitação

Mês de Planejamento e Capacitação

Mês de fevereiro é marcado por programação intensa de atividades de planejamento e capacitação dos servidores do Campus PB
publicado: 27/02/2023 11h15 última modificação: 02/03/2023 11h23

O mês de fevereiro de 2023 foi marcado por uma programação intensa de atividades de planejamento e capacitação dos servidores da UTFPR Campus Pato Branco.

Elas iniciaram, no dia 01/02, com a programação de boas-vindas aos docentes, início do 1º semestre de 2023 e a palestra Inclusão na universidade: relato da experiência da UFRN, realizada pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil - NUAPE e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI.

A Psicóloga do NUAPE, Giliane Schmitz, que também é vice-coordenadora do NAI, contou sobre visita técnica realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, realizada por técnicas da UTFPR no mês de novembro de 2022. Durante o relato, a psicóloga destacou que o modelo utilizado naquela instituição é o mesmo pretendido pela nossa.

Nesse modelo, aborda-se a ideia de que inclusão deve ser considerada no sentido mais amplo, e que, na Universidade, isso significa ampliarmos nossa visão e direcionarmos nossos trabalhos para uma educação inclusiva que considere não somente as Pessoas com Deficiência - PCDs, mas também toda diversidade nas condições de acesso e permanência. Para isso, ressaltou-se a importância da capacitação de técnicos-administrativos e docentes.

As atividades continuaram com diversas capacitações, oficinas e treinamentos para os servidores. Entre elas, a capacitação das Equipes de Planejamento das Contratações do Núcleo Sudoeste (EPCs) que ocorreu no dia 09/02, envolvendo as três DIRPLADs e os DEMAPs de forma conjunta, com o objetivo de preparar as equipes nos processos de aquisições e padronizar os trabalhos entre os três campi (Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos).

Essa capacitação ocorreu de forma igualitária, no dia 07/02, em Francisco Beltrão, e, no dia 08/02, em Dois Vizinhos, para todos os membros e presidentes de equipe e é ofertada anualmente, no mês de planejamento.

Nesse treinamento, foram abordados todos os aspectos sobre o planejamento da contratação, a responsabilidade de cada um dos agentes, procedimentos e boas práticas.

Ingressando no terceiro ano dessa estrutura de núcleos de contratação, pode-se ressaltar, como pontos positivos, a economia de escala, a padronização nas aquisições, a melhoria contínua de processos e a interação entre os campi.

Também, entre as atividades, destaca-se a palestra da professora, filósofa e escritora  Lúcia Helena Galvão, intitulada Do indivíduo ao coletivo: o que significa e qual a importância de humanizar as instituições, ocorrida no dia 14/02, que marcou a abertura oficial da Semana de Desenvolvimento na UTFPR, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD.

O objetivo da palestra da professora Lúcia Helena foi enaltecer a relação entre os valores pessoais e institucionais nas relações atinentes ao exercício profissional da docência e do desenvolvimento Institucional.

A íntegra da palestra está disponível no Canal da UTFPR.

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Tangriani Simioni Assmann; o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Jean-Marc Stephane Lafay; e o Senhor Diretor-Geral do Campus Pato Branco da UTFPR, Gilson Ditzel Santos; além da presença dos diretores de graduação dos 3 campi.

Por fim, outro evento ocorrido no mês de fevereiro que merece destaque é a Cerimônia de Posse de Servidores, Homenagem a Servidores Aposentados e Homenagem a Servidores com 25 Anos de Serviços Prestados à UTFPR.

A cerimônia ocorreu no dia 16/02, no Anfiteatro do campus e contou com a participação do Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professor Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho; a Vice-Reitora, professora Tangriani Simioni Assmann e o Diretor-Geral do Campus Pato Branco, professor Gilson Ditzel Santos, além de diretores de área do campus e e a Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos e a Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos.

Os servidores empossados e homenageados receberam agradecimento da UTFPR pelo trabalho que realizaram e realizam e por estarem ajudando a escrever esta história de sucesso junto ao cenário educacional brasileiro e internacional.

Também foram reconhecidos pelo seu entusiasmo profissional, ética e comprometimento nas diversas atividades diárias, que contribuem para a construção de uma Instituição voltada para o futuro e para a excelência de seus serviços prestados a toda a comunidade interna e externa.