Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Minicurso Séries de Televisão, Literatura e Narrativas Glocais

Minicurso Séries de Televisão, Literatura e Narrativas Glocais

Professor da Universidade de Minho apresenta minicurso a convite do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR Campus Pato Branco
publicado: 12/07/2023 14h12 última modificação: 12/07/2023 14h15

No início do mês de julho, dias 04 e 05, foi realizado um minicurso imperdível para os apaixonados por narrativas literárias e/ou cinematográficas. O evento, intitulado "Séries de televisão, literatura e narrativas glocais", foi conduzido pelo renomado professor Xaquín Núñez Sabarís, da Universidade de Minho (Uminho), sediada em Portugal.

A proposta do minicurso foi oferecer uma introdução ao quadro teórico e conceitual dos estudos intermediais comparados, além de fornecer uma visão geral das práticas intermediais que unem narrativas audiovisuais e literárias.

A primeira parte do curso concentrou-se nas interações entre séries de TV globais famosas, como "Breaking Bad" e "Black Mirror", e textos e figuras literárias universais, incluindo elementos pós-modernos. Já na segunda parte, o foco recaiu sobre as narrativas literárias, televisivas e cinematográficas galegas, com o intuito de refletir sobre o comportamento glocal presente em muitas produções. Para analisar essas obras, foram apresentados mapas digitais e iniciativas que destacaram o impacto da ficção nas comunidades retratadas e na ação cultural destas.

O evento foi coordenado pelo Professor Wellington Ricardo Fioruci e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR-PB. Segundo o Professor, o minicurso foi extremamente produtivo e contou com uma participação significativa de estudantes tanto da graduação quanto da pós-graduação em Letras.

Essa oportunidade única de explorar as conexões entre séries de TV, literatura e narrativas globais certamente enriqueceu o conhecimento dos participantes e proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias e reflexões. O evento reforça a importância de estudos interdisciplinares e destaca o papel das produções audiovisuais e literárias na construção cultural contemporânea.