Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Missão Embaixadores da PROPPG

Missão Embaixadores da PROPPG

Docentes dos Campi Pato Branco e Dois Vizinhos participam de Missão Internacional promovida pela PROPPG
publicado: 27/12/2022 10h40 última modificação: 27/12/2022 10h42
Exibir carrossel de imagens Docentes da UTFPR em Portugal.

Docentes da UTFPR em Portugal.

No período de 15 a 23 de novembro de 2022, docentes dos Campi Pato Branco e Dois Vizinhos participaram de uma Missão Internacional, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com instituições portuguesas e espanholas.

De 15 a 18 de novembro, os docentes visitaram as instituições portuguesas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O objetivo foi apresentar e promover a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da UTFPR, visto que existe uma demanda evidente das universidades estrangeiras por parcerias na Área de Ciências Agrárias e Multidisciplinar, o que vai ao encontro das expertises em Agronomia, Zootecnia e Biotecnologia da UTFPR.

Foram realizadas reuniões com os gestores e pesquisadores representantes das instituições, com vistas a desenvolver atividades/metas conjuntas a curto, médio e longo prazo para uma aproximação planejada e duradoura.

As atividades terão início no próximo ano e compreendem coorientações de teses e dissertações, participação de docentes em bancas de Mestrado e Doutorado, seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos, além da oferta conjunta de disciplinas, programas de dupla-diplomação e cotutela.

A mobilidade acadêmica entre as instituições foi amplamente discutida, de maneira a ser facilitada para os estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos.

Na sequência, de 21 a 23 de novembro, a missão teve continuidade nas instituições espanholas Estacion Experimental de Aula Dei (EEAD-CSIC), Centro de Investigación y Tecnologia Agroalimentar de Aragón (CITA) e Universidad de Zaragoza (UNIZAR).

Nessas instituições, o objetivo principal foi estabelecer parcerias para pesquisa e mobilidade de docentes e pesquisadores e, indiretamente, para atuação na pós-graduação.

A comunidade acadêmica poderá saber mais sobre essa missão na semana de planejamento de 2023, por meio das ações das Diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação (DIRPPGs) dos Campi de Dois Vizinhos e de Pato Branco.

Estiveram presentes na missão os docentes:

Américo Wagner Júnior - americowagner@utfpr.edu.br

Fabiana Martins Costa Maia - fabianamcosta@utfpr.edu.br