Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Novidade na Graduação

Novidade na Graduação

UTFPR-PB oferecerá novo curso de graduação em 2023: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
publicado: 06/12/2022 16h15 última modificação: 06/12/2022 16h15
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

O primeiro semestre de 2023 da UTFPR Campus Pato Branco contará com novo curso de graduação, recém aprovado pelo MEC. Trata-se do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

A UTFPR, como instituição de ensino superior, vem deixando de ofertar cursos técnicos há alguns anos. Assim, aproveitamos a estrutura existente do curso técnico de Agrimensura e o transformamos em um curso de engenharia.

O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura visa formar profissionais capazes de:

1. Planejar o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos físicos de uma região para produção de mapas e cartas impressas ou digitais;

2. Executar levantamentos topográficos, geodésicos, fotogramétricos, gravimétricos e batimétricos, gerando documentos como mapas, cartas, coordenadas, mosaicos, modelos de análise espacial – analógicos ou digitais;

3. Elaborar projetos geométricos e levantamentos para a locação de obras de engenharia, tais como estradas, portos, aeroportos, dutos, loteamentos e assentamentos rurais e urbanos, considerando os aspectos culturais e de responsabilidade socioambiental.

Tais profissionais se caracterizam por sólida formação em cálculo e física, em modelagem e representação da superfície terrestre. Poderão atuar em empresas, no serviço público ou prestando consultoria para o setor industrial.

A área de atuação desse novo curso está em crescimento e alcança diversos setores da sociedade, fazendo com que o profissional de Cartografia e de Agrimensura ocupe espaços importantes para o desenvolvimento do país.

Dúvidas frequentes:

1. Qual é a forma de ingresso?

A forma de ingresso na UTFPR se dá através da nota obtida no ENEM. Assim, os futuros estudantes deverão passar pelo crivo do SISU 2023 (processo de seleção realizado pelo MEC).

2. Qual a periodicidade de novas turmas para o curso?

O curso ofertará 22 vagas anuais, sendo a entrada sempre no início do ano, através do processo de seleção adotado pela UTFPR, que para 2023 será através do SISU (conforme mencionado anteriormente).

3. Qual sua duração?

5 anos.

4. Em que turno será ofertado?

Noturno. Das 18h40 às 23h, de segunda a sexta-feira.

Para mais informações, contato do professor Silvio Henrique D. Andolfato, coordenador do curso:

E-mail: andolfato@utfpr.edu.br

Instagram: @eng.cartografica_utfpr

A UTFPR-PB se orgulha de ser a primeira unidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná a ofertar este curso. Estamos ansiosos para a chegada nos novos alunos!