Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Novidades na Graduação

Novidades na Graduação

Reestruturação Curricular nos Cursos de Graduação da UTFPR Pato Branco e nova forma de ingresso na graduação
publicado: 10/10/2022 15h18 última modificação: 03/11/2022 17h40
Novidades na Graduação

A UTFPR, ao longo de sua trajetória, tem passado por transformações para manter-se sempre na vanguarda das mudanças necessárias ao mundo da produção de conhecimento científico, tecnológico e social e para responder às exigências do mundo do trabalho, nos diferentes contextos históricos da sociedade brasileira.

Atualmente, a UTFPR vivencia um movimento de mudanças pedagógicas e curriculares para atender às novas exigências contemporâneas, bem como aos novos desafios do século XXI.

Essas mudanças começaram em 2018, com o início do processo de reestruturação curricular dos cursos de Graduação, e estima-se que, já em 2023, todos os cursos possam trabalhar com a nova Matriz Curricular.

Em consequência disso, além da revisão das matrizes curriculares, também está em processo a revisão da forma de ensinar, com a inserção, na prática docente, de novas metodologias, possibilitando ao estudante desenvolver competências que facilitam sua inserção profissional qualificada no mundo do trabalho.

Essa reestruturação curricular mostra que a UTFPR está atenta às exigências de cada fase histórica da sociedade, entendendo que a educação é uma condição importante para a transformação e que não é possível transformar sem educar.

Além disso, há um novo curso de graduação aprovado e sendo implantado: o curso de Engenharia Cartográfica, o qual também tem previsão de início para 2023.

Outra novidade é que, em agosto de 2022, foi aprovada, no Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) e no Conselho Universitário (COUNI), a realização de exame de vestibular para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, que vai acontecer em breve.

Essa nova forma de seleção vai coexistir com o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU-MEC), pois mesmo com o saldo positivo de candidatos após a ampla divulgação da terceira chamada para ingresso nos cursos de graduação em 2022/2, o SiSU já não atende por completo a UTFPR.

O objetivo é aprimorar os aspectos em que o SiSU já não está mais sendo tão efetivo, como, por exemplo, os relacionados aos atrasos do cronograma do SiSU por parte do Ministério da Educação e à sobreposição de datas com o calendário acadêmico, e oferecer uma forma de seleção regionalizada para distribuição de vagas, para alcançar mais candidatos de cada região dos campi da UTFPR.