Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Oficina de Extensão

Oficina de Extensão

publicado: 24/08/2023 14h24 última modificação: 25/08/2023 16h38
Exibir carrossel de imagens Registros da Oficina de Extensão com professores bilíngues

Registros da Oficina de Extensão com professores bilíngues

No dia 24 de junho, iniciou-se a Oficina de Extensão Ludicidade e Afetividade em Aulas Bilíngues do Par Português-Inglês. A oficina teve como proponentes a professora Didiê Ana Ceni Denardi e a professora Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert, as quais também coordenam o Projeto de Extensão Ensino de Inglês para Crianças e Idosos. Ambos, projeto e oficina, acontecem nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. As mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Letras, Luciani Capelin e Francieli Bressiani Ferreira, também participaram como mediadoras da oficina.

Na oficina, participaram 26 professores bilíngues português-inglês que trabalham com crianças de educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. Dentre estes, 1 professora oriunda de escola particular e 12 professores oriundos de escolas municipais de Francisco Beltrão, além das Coordenadoras Andrea Talheimer Promucena e Simone Padilha. Outros 11 professores são vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco.

Por meio destes profissionais, mais de 4.000 alunos poderão ser atingidos pela prática vivenciada durante a oficina. O objetivo da oficina, que se estendeu até o dia 08 de julho de 2023 e foi estruturada em 3 encontros presenciais e 1 na modalidade on-line, foi conhecer, construir e trocar experiências e materiais didáticos, bem como refletir teoricamente sobre os conceitos de bilinguismo, ludicidade e criticidade no ensino-aprendizagem de línguas inglesa e portuguesa para crianças de educação infantil e de ensino fundamental – anos iniciais.

A motivação ao aprender uma segunda língua é de extrema importância, pois quando a criança quer aprender e gosta do que está estudando, tudo fica mais atraente e ela se engaja mais facilmente nas atividades. Por isso, é importante oferecer às crianças atividades e materiais que proporcionem alegria, bem-estar, prazer, satisfação e, por que não, desafios. Ademais, entende-se que, para a aprendizagem acontecer, o tripé – ludicidade, afetividade, criticidade – deve ser abordado nos planejamentos das aulas bilíngues do par português-inglês, gerando aprendizados significativos nas e pelas crianças.

A oficina foi um sucesso e poderá ser ofertada novamente em breve.