Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Parceria Fluxicon e UTFPR-PB

Parceria Fluxicon e UTFPR-PB

UTFPR-PB estabelece parceria estratégica com a Fluxicon, companhia líder na área de soluções de Mineração de Processos, situada na Holanda
publicado: 28/08/2023 09h29 última modificação: 28/08/2023 09h29

É com grande entusiasmo que a UTFPR anuncia uma parceria estratégica estabelecida com a Fluxicon, companhia líder na área de soluções de Mineração de Processos, situada na Holanda. Tal parceria foi firmada com a ajuda do professor Marcelo Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, e do pós-doutorando na UTFPR Luiz Fernando Southier, que realizaram as tratativas junto à empresa.

A mineração de processos é uma abordagem analítica que visa extrair informações valiosas e insights a partir de dados de eventos registrados em sistemas de informação, dados como data e hora, ações realizadas por usuários, transições de estados, entre outros. Com base nos dados obtidos, é possível identificar gargalos, ineficiências e oportunidades de melhoria nos processos, buscando otimizar a eficiência e eficácia dos sistemas.

Essa abordagem tem sido aplicada em diversos setores, como na Educação, na Saúde e na Gestão Pública, por exemplo. Através da mineração de processos, é possível mapear o fluxo de atividades, identificar os diferentes passos ou etapas envolvidos em um processo, analisar a sequência de eventos, determinar a frequência de determinadas ações e descobrir possíveis desvios de rotas esperadas. Além disso, ela também pode ser usada para avaliar o impacto de mudanças ou inovações nos processos e para monitorar o desempenho ao longo do tempo.

Esta colaboração permite que nossos estudantes e membros da equipe de pesquisa tenham acesso gratuito ao software de mineração de processos Disco, desenvolvido pela Fluxicon. Os pesquisadores e alunos da UTFPR poderão também participar da Iniciativa Acadêmica para Pesquisa e Educação em Mineração de Processos, um esforço colaborativo entre instituições acadêmicas, pesquisadores e profissionais da área de Mineração de Processos, juntamente com a Fluxicon.

Essa iniciativa tem como objetivo promover o avanço do conhecimento, pesquisa e educação nesse campo específico. A Universidade acredita que a parceria será um importante catalisador para o fortalecimento da formação acadêmica dos alunos, preparando-os de maneira mais abrangente para os desafios profissionais. O acesso ao Disco e à experiência prática proporcionada por ele representam um novo patamar de aprendizado e descoberta. Estima-se que essa colaboração trará novas perspectivas, auxiliando para que os estudantes e a equipe de pesquisa alcancem realizações notáveis com o apoio e as ferramentas da Fluxicon.

Para solicitar a licença acadêmica do Disco, os alunos ou professores devem baixar o aplicativo em www.fluxicon.com/disco/ e instalá-lo no computador. Após realizar o cadastro na plataforma utilizando o endereço de e-mail institucional (@utfpr ou @alunos), é preciso apenas concordar com os termos de uso que a licença será concedida.