Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Parceria UTFPR, Fundação Araucária & Renault do Brasil

Parceria UTFPR, Fundação Araucária & Renault do Brasil

Discentes da UTFPR-PB são selecionados para o Programa de bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil
publicado: 05/10/2022 12h01 última modificação: 03/11/2022 17h40
Exibir carrossel de imagens Fachada da UTFPR-PB e Renault do Brasil

Fachada da UTFPR-PB e Renault do Brasil

Na quinta-feira, 22/09/2022, foi divulgado o resultado da seleção para o Programa de Bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil. Dentre os selecionados, destacam-se os trabalhos submetidos pela UTFPR campus Pato Branco: Aplicativo de auxílio na análise de estratégias do SW de injeção eletrônica, elaborado pelo discente Allan de Mello Ribeiro, e Integração de Dados e Design: Inteligência em experiência do consumidor, elaborado pelo discente Geovany Aparecido Duarte Cancio, ambos sob orientação do professor Marcelo Teixeira.

Os bolsistas selecionados são estudantes do curso de Engenharia da Computação e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), respectivamente. Além do recebimento de bolsa no valor de RS 1.500,00 mensais, para o estudante da graduação e R$ 2.800,00 mensais, para o estudante da pós-graduação, os alunos terão a oportunidade de participar de atividades realizadas junto à linha de montagem do complexo industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais – PR. Ao longo de 12 meses, com dedicação de 24 horas semanais, os estudantes estarão imersos no contexto profissional e rotina da fábrica, podendo, de acordo com sua disponibilidade e interesse, ampliar a carga horária para o desenvolvimento de um período integral.

Conforme o coordenador dos projetos, professor Marcelo Teixeira, o Programa de Bolsas Fundação Araucária e Renault do Brasil:

[...] oportuniza o estabelecimento de parcerias no processo de formação de futuros profissionais por meio de práticas diferenciadas, relacionadas ao setor automotivo. Do mesmo modo, o programa funciona como um incentivo às práticas de pesquisa aplicada, no sentido de compreender que a inovação é de fato um reflexo, uma consequência da pesquisa, e não desvinculada dela, seja essa pesquisa no âmbito da graduação ou da pós-graduação."

Além de promover a aproximação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula às práticas promovidas no âmbito industrial, as ações realizadas também complementarão o currículo acadêmico dos estudantes. Acerca da importância da oportunidade para sua trajetória profissional, bem como expectativas quanto ao programa, os discentes relatam:

“Essa oportunidade é muito importante para minha trajetória profissional, pois abrirá portas para inúmeros conhecimentos e caminhos que poderei seguir em minha vida. [...] acredito que será um período de enorme aprendizado e crescimento, tanto profissional quanto pessoal, e que me permitirá unir o melhor do mundo acadêmico com o que há de mais prático num ambiente produtivo.” (Geovany Aparecido Duarte Cancio)

“A importância é clara. A Renault é uma grande empresa do ramo automotivo, e esse campo tem crescido à medida que tecnologias de eficiência energética surgem no mercado […] O potencial de uma vaga dessas é inegável, e vai dar um bom panorama do que o mercado esperará de mim como engenheiro. Espero aprender a lidar com uma nova abordagem de problemas, diferente da acadêmica, e com isso ganhar experiência para o mercado do futuro.” (Allan de Mello Ribeiro).

Ressalta-se, por fim, o elevado índice de empregabilidade proporcionado pela oportunidade, uma vez que a grande maioria dos estudantes (a porcentagem aproxima-se de 100) receberam propostas e foram contratados pela Renault ou pelas empresas terceirizadas que atuam dentro do complexo industrial. A Renault do Brasil, inclusive, encaminhou um egresso para apresentar os resultados na fábrica matriz, na França (https://projetocolabora.com.br/ods4/do-parana-para-a-franca-pesquisa-da-utfpr-pode-acelerar-linha-de-montagem-da-renault/).