Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pato a Jato

Pato a Jato

A equipe de eficiência energética Pato a Jato participou da 5ª edição da Shell Eco-marathon Brasil 2022 e foi uma das grandes vencedoras, recebendo premiação em três categorias
publicado: 31/10/2022 11h38 última modificação: 19/04/2023 15h06
Equipe Pato a Jato

A equipe de eficiência energética, Pato a Jato, formada por acadêmicos da UTFPR Campus Pato Branco e coordenada pelos professores Luiz Carlos Martinelli Junior e Bruno Bellini Medeiros, participou da 5ª edição da Shell Eco-marathon Brasil 2022, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

A competição brasileira, que é realizada anualmente, reuniu centenas de estudantes universitários de diversos estados do Brasil, além de times de outros países da América Latina. Foram 30 equipes participantes no total.

A Pato a Jato foi uma das grandes vencedoras dessa edição, recebendo premiação em três categorias. A principal foi o primeiro lugar e a conquista do tetracampeonato na categoria combustão interna – etanol. O carro alcançou a marca de 620km/litro de etanol. O protótipo de veículo usado foi o Popygua, que pesa 44kg, motor 4 tempos 1cv.

As outras duas premiações foram nas categorias design do veículo, como melhor design de protótipo, unindo estética, ergonomia, viabilidade técnica e materiais inovadores; e inovação técnica, como melhor projeto de inovação técnica com soluções ou invenções criativas no desenvolvimento do veículo.

A partir de agora, a equipe irá buscar resultados mais altos, tanto na competição Shell Eco-Marathon Américas 2023, que acontecerá nos Estados Unidos e para a qual foi classificada, quanto com o novo carro elétrico para a categoria conceito urbano.

O Shell Eco-marathon é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Para a equipe, a participação no evento e as conquistas realizadas foram fruto de muito trabalho de todos os membros durante o ano todo. Eles voltam com a sensação de dever cumprido e a consciência de que estão cada vez mais contribuindo na formação de melhores profissionais, para saírem da UTFPR muito mais preparados para o mercado de trabalho.

A Pato a Jato conta com estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Administração e Ciências Contábeis.