Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pato Baja

Pato Baja

Equipe vence competição nacional Baja SAE Brasil 2023
publicado: 15/03/2023 13h20 última modificação: 16/03/2023 09h48
Exibir carrossel de imagens Equipe reunida durante o evento.

Equipe reunida durante o evento.

A Pato Baja, equipe da UTFPR Pato Branco, é a grande campeã da 28ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. O evento ocorreu de 01 a 05 de março de 2023, em São José dos Campos – SP.

Essa foi uma conquista inédita para a UTFPR e para a Pato Baja, já que foi a primeira equipe do estado do Paraná e da UTFPR a ganhar a etapa nacional da competição.

A equipe, que projeta, dimensiona e fabrica protótipos off-road, é composta por acadêmicos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Administração. Os coordenadores, que acompanharam todo o esforço e dedicação dos membros da equipe, são os professores Adelino Maccarin e Joviano Casarin.

Para a competição, que ocorre anualmente, os alunos se envolveram no desenvolvimento do veículo off-road desde sua concepção, projeto detalhado até construção e testes.

Todo o trabalho envolveu apresentação de relatórios técnicos e dos subsistemas de gestão de projetos, suspensão e direção, powertrain, sistema de freios, vendas e marketing, design e ergonomia. Além disso, o veículo foi submetido a várias provas de aceleração, velocidade, frenagem, manobrabilidade, suspensão, tração, super prime e o enduro, o qual durou 4 horas.

Os resultados na competição foram os seguintes:

• 1º lugar geral;
  • 1º lugar em projeto de suspensão e direção;
  • 1º lugar em projeto de design e ergonomia;
  • 1º lugar em tração;
  • 1º lugar em manobrabilidade;
  • 3º lugar no enduro;
  • 3º lugar em apd (conforto).

Para a equipe, esses resultados representam algo muito significativo, pois, desde seu início, em meados de 2013, enfrentaram várias dificuldades e superaram inúmeros desafios.

Em 2022, a equipe conseguiu o primeiro lugar na competição Regional Sul, realizada em Caxias do Sul – RS. Esse resultado motivou ainda mais a equipe na implementação de melhorias, com foco na competição nacional.

A dedicação e o empenho da equipe, juntamente com o apoio e o patrocínio de diversos parceiros, foram cruciais para o bom andamento do projeto.

Agora, ainda para o ano de 2023, a equipe pretende desenvolver o protótipo baja com tração 4x4. Esse projeto é ainda mais desafiador, uma vez que a complexidade do projeto é maior.

O professor Joviano Casarin destaca que “acompanhar a evolução da equipe Pato Baja é bastante gratificante [...]. A dedicação de todos os membros da equipe no projeto e a capacidade que cada um tem de aplicar os conhecimentos adquiridos são elementos de satisfação, não só para mim, mas para todos os professores do curso de Engenharia Mecânica e também dos demais cursos que possuem alunos na equipe”.

Sobre o Baja SAE Brasil

O programa Baja SAE Brasil é uma oportunidade para os estudantes de Engenharia aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.

No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. O evento promove a avaliação comparativa dos projetos das equipes, que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligadas.

As etapas da competição são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir na etapa internacional da prova nos Estados Unidos. No caso da Pato Baja, a equipe não competiu com o veículo 4x4 na etapa nacional, o que não qualifica o projeto para participar do mundial de 2024.

A equipe está na busca de novos patrocinadores a fim de viabilizar o desenvolvimento e construção do projeto baja 4x4, e agradece aos principais patrocinadores: UTFPR Campus Pato Branco, Atlas Eletrodomésticos, Prefeitura Municipal de Pato Branco e a todos os demais apoiadores do projeto.