Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pato Baja

Pato Baja

Equipe da UTFPR Pato Branco conquista segundo lugar geral e primeiro lugar na categoria 4x2 na Etapa Sul 2023 do Baja SAE Brasil
publicado: 24/11/2023 09h49 última modificação: 24/11/2023 09h50
Exibir carrossel de imagens Protótipo PB20 durante a competição (Fotos: Equipe Pato Baja)

Protótipo PB20 durante a competição (Fotos: Equipe Pato Baja)

A Equipe Pato Baja da UTFPR Campus Pato Branco, que projeta, dimensiona e fabrica protótipos off-road, conquistou o segundo lugar geral e o primeiro lugar na categoria 4x2 na Etapa Sul 2023 da 20ª edição do Baja SAE Brasil, realizada entre os dias 03 e 05 de novembro de 2023, em Criciúma-SC.

O grupo é coordenado pelos professores Adelino Carlos Maccarini e Joviano Janjar Casarin (DAMEC) e composto por 20 alunos de diversos cursos do campus, como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Administração. Mesmo com poucos recursos, a equipe teve um ótimo desempenho e grandes resultados.

As premiações foram as seguintes:

• 2º lugar geral;
  • 1º lugar na categoria 4x2;
  • 1º lugar geral nas provas dinâmicas:
- 1º lugar em tração;
- 1º lugar em suspensão;
- 2º lugar em frenagem;
- 3º lugar em manobrabilidade.
  • 2º lugar na prova de enduro;
  • 2º lugar em apresentação de projeto: melhores projetos de design e ergonomia, freio e cálculo estrutural.

As conquistas da equipe representam o resultado do esforço, da dedicação e do comprometimento de todos aqueles que fazem e que já fizeram parte da Pato Baja, bem como o retorno de todo o trabalho realizado durante o desenvolvimento do projeto. Ainda, a participação da equipe na competição é também uma maneira de colocar em prática e adquirir novos conhecimentos, de modo a permitir o aprimoramento da equipe e de seus constituintes.

Importante destacar que a participação nesse evento foi a última competição com o protótipo PB20. Para competições futuras, a equipe já está realizando um novo projeto com a mesma dedicação e comprometimento, buscando participar da competição internacional do Baja SAE.

As grandes vitórias dos últimos dois anos, que se devem ao esforço dos membros e o auxílio de patrocinadores e apoiadores, foram bastante marcantes para a Pato Baja. A equipe venceu a Etapa Sul em 2022, e, no primeiro semestre de 2023, consagrou-se campeã nacional do Baja SAE Brasil pela primeira vez, sendo a primeira equipe paranaense a alcançar o título e, assim, poder levar o nome do estado e da UTFPR cada vez mais longe.

Confira alguns depoimentos da equipe:

Depoimento do capitão, Emanoel Scolaro

“Foi verdadeiramente uma jornada incrível e cheia de desafios liderar a equipe Pato Baja durante esta temporada. Desde o momento em que aceitei o papel de capitão, sabia que estava assumindo uma responsabilidade única e emocionante. O processo de liderar uma equipe na construção de um veículo off-road do zero e competir em eventos desafiadores nos proporcionou uma experiência que vai além das salas de aula.”

Depoimento de Gabriel Richtic, ex-membro da equipe

“Participei da equipe Pato Baja por 3 anos, fui membro dos subsistemas de Powertrain e cálculo estrutural. Participar da equipe é ter uma fonte extremamente grande de conhecimento. Durante minha trajetória, adquiri conhecimentos antes mesmo de fazer a matéria sobre aquele tema. Com isso, a vida dentro do curso se tornou mais fácil por já ter vivenciado pelo menos um pouco daquele conteúdo. Além disso, também houve diversos momentos em que pude aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula de forma prática dentro da equipe. Ter participado da equipe me auxiliou muito no meu desenvolvimento profissional, mas principalmente no pessoal. Além do conhecimento técnico, na equipe consegui desenvolver habilidades que considero fundamentais para o mercado de trabalho como por exemplo: gestão de pessoas, trabalho em equipe e oratória. Agradeço à equipe Pato Baja por me deixar fazer parte dessa história.”

Depoimento do professor coordenador, Adelino Carlos Maccarini

“Ser professor coordenador do Baja é, antes de tudo, uma experiência enriquecedora e gratificante por diversas razões, entre elas a possibilidade de: - interagir com os discentes de maneira ímpar, estabelecendo laços de amizade e colaboração que vão além das paredes da sala de aula; - acompanhar o amadurecimento e o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes ao longo do projeto Baja, uma das recompensas mais significativas; - ver a equipe Baja sendo reconhecida e valorizada pela comunidade empresarial, tanto em âmbito regional quanto nacional, o que é um indicativo do sucesso do trabalho conjunto e do impacto positivo do projeto;  e, por fim, aprender constantemente. A função envolve enfrentar novos desafios e superar barreiras continuamente. Cada momento oferece oportunidades de aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional do coordenador. Ser professor coordenador do Baja não é apenas liderar um projeto técnico; é participar ativamente na formação integral dos alunos, incentivando o espírito de equipe, a resolução de problemas e a aplicação prática do conhecimento adquirido na sala de aula.”

Baja SAE Brasil

O programa Baja SAE Brasil é uma oportunidade para os estudantes de Engenharia aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. O evento promove a avaliação comparativa dos projetos das equipes, que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligadas.