Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pato Baja vence competição

Pato Baja vence competição

Equipe de protótipo off-road da UTFPR-PB vence Baja Sul 2022
publicado: 18/11/2022 13h37 última modificação: 18/11/2022 16h45

A equipe Pato Baja da UTFPR Campus Pato Branco foi a grande vencedora da 19ª competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que ocorreu dos dias 12 a 14 de novembro na cidade de Caxias do Sul – RS.

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia do país, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o estudante se envolve com o desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

O Primeiro Lugar veio como resultado de anos de trabalho. A equipe teve sua fundação no ano de 2012 e o protótipo premiado, o PB-20, estava sendo construído há dois anos. Atualmente, conta com membros dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Administração e a coordenação e vice-coordenação dos professores Ricardo Bernardi e Adelino Maccarini, respectivamente.

A Pato Baja conquistou, além do Primeiro Lugar geral na competição, 1º lugar em Projeto de Suspensão e Powertrain; 2º lugar em Projeto de Freios, Cálculo Estrutural e Gestão; e 3º lugar em Projeto de Eletrônica e Estrutura e Acabamento.

No segundo dia do evento, ocorreram as provas Dinâmicas, nas quais os alunos obtiveram também o 1º lugar; e, no terceiro dia, finalizaram com mais um 1º lugar na prova do Enduro.

O aluno Heitor Oliveira Galdino, líder da célula de Freios, conta com entusiasmo: “Agora a equipe almeja estar entre o top 3 da etapa Nacional, conquistando com isso a vaga para a etapa Internacional!”

A equipe agradece aos patrocinadores e apoiadores: UTFPR Campus Pato Branco, Atlas Eletrodomésticos, Prefeitura de Pato Branco, Rozimbo Peças, Leofer Distribuidora, Fersul Fundição, Funditech, Ônix Tintas, Destake Comunicação Visual, Leon Creative Machining, AiqFome, Luciano 3D, ST Trento Usinagem, Vtech Consulting, Samt Engenharia, Performance Internet, OffShox, Mach D Desenvolvimento Industrial e Hoffman Manutenção, que foram fundamentais para a construção desse protótipo.