Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pesquisa
conteúdo

Notícias

Pesquisa

Trabalho inédito de mestrandas e docentes do PPGTP da UTFPR-PB recebe menção honrosa no IV RAA
publicado: 02/05/2018 15h51 última modificação: 03/11/2022 17h37

De 18 a 20 de abril aconteceu em Teresina (PI) a 4° Reunião Sobre Argilas Aplicadas  (IV RAA) e o 1° Ciclo de Minicurso em Materiais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento contou com palestras ministradas por pesquisadores convidados atuantes na área e minicursos. Durante o evento foram apresentados trabalhos na forma de paineis, nas áreas de argilominerais, hidróxidos duplos lamelares e materiais análogos, quimicamente modificados ou sintéticos, com foco em suas propriedades e aplicações.

 Da UTFPR – Câmpus Pato Branco, estiveram presentes a professora Cristiane Regina Budziak Parabocz e a aluna Vaniele Bugoni Martins, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP). Na ocasião, o trabalho apresentado por elas na modalidade pôster, intitulado estudo físico comparativo em sabonetes naturais contendo argilas, de autoria de Vaniele Bugoni Martins, Juliana Giantini da Silva Carvalho, Mario Antônio Alves da Cunha e Cristiane Regina Budziak Parabocz, foi selecionado entre os 10 de 120 trabalhos e recebeu menção honrosa por trabalhos inéditos no evento.

 O trabalho apresentado avaliou sabonetes naturais contendo argilas verde, vermelha, amarela e preta, quanto as suas características físicas quando submetidos às análises de resistência a água, perda de massa por amolecimento ou taxa de desgaste, formação de rachaduras e formação de espuma. Os resultados mostram que as argilas interferem de fato na absorção de água, perda de massa, formação de rachaduras e na manutenção da espuma em sabonetes. A argila verde contribuiu para a perda de massa ou desgaste e a argila preta parece ter contribuído para menor taxa de absorção de água. Com relação a rachaduras, a formulação contendo argila amarela apresentou o maior nível. A formulação contendo argila vermelha teve alta absorção de água, porém baixo desgaste. Já em relação a manutenção da espuma, as formulações contendo as argilas amarela e vermelha demonstraram melhor manutenção de espuma.

 "Foi uma surpresa e enorme satisfação receber a menção honrosa, principalmente por ser escolhido entre tantos trabalhos bons e tantas aplicações importantes das argilas, por times de pesquisadores altamente qualificados a nível internacional. Isso mostra que estamos no caminho certo na busca da inovação aliando a Universidade e a pesquisa em aplicações efetivas na indústria, para que esses produtos cheguem até os consumidores e que eles possam usufruir dos vastos benefícios dos argilominerais”, declararam as autoras Cristiane e Vaniele.