Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pesquisa e Pós-Graduação

Pesquisa e Pós-Graduação

Discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional recebe Prêmio SOBER 2023
publicado: 31/07/2023 09h53 última modificação: 31/07/2023 13h42
Milena recebendo o Prêmio SOBER 2023 na categoria Melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural

Milena Demetrio, atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), concluiu o mestrado e defendeu sua dissertação em agosto de 2022. A pesquisa intitulada Agroindústrias familiares ecológicas e a agregação de valor alimentar: trajetória de mulheres rurais no desenvolvimento regional, realizada sob orientação do professor Marcio Gazolla, e coorientação da professora Josiane Carine Wedig, buscou investigar o valor agregado nos Sistemas Agroindustriais Familiares de Base Ecológica (SAFEs) com ênfase na contribuição do trabalho das mulheres agricultoras.

De acordo com a pesquisadora, os SAFEs podem ser compreendidos como: “Unidades de produção agrícola e de processamento de alimentos formadas por famílias agricultoras. Estes sistemas utilizam modos de produção ecológicos, dessa forma os alimentos são produzidos sem a adição de insumos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes, que causam diversos danos à saúde (tanto de quem produz, quanto de quem consome) e ao meio ambiente. Escolhemos trabalhar com este conceito pois ele engloba os diversos tipos de agricultura ecológica.”

Acerca das contribuições e principais resultados de sua dissertação, Milena Demetrio demonstra, por meio de dados coletados e entrevistas realizadas, a contribuição das agricultoras para um resultado econômico-financeiro positivo em relação aos SAFEs. Seu trabalho ativo na produção primária e nos processos de comercialização é imprescindível, contudo, seu verdadeiro destaque está na agroindústria, uma vez que cerca de 75% das horas trabalhadas no beneficiamento dos alimentos produzidos pelos SAFEs é feito pelas mulheres.

Outra relevante contribuição foi a quantificação do trabalho doméstico, muitas vezes subestimado em análises estatísticas por não gerar valores monetários diretos. Com o método empregado, observou-se que as agricultoras geram cerca de 26 mil reais por ano em horas trabalhadas nestas atividades, inferindo que, embora o trabalho doméstico não produza renda, sem dúvidas trata-se de uma economia de custos. Em conclusão, a pesquisadora aponta o protagonismo das mulheres rurais nas unidades de produção em que vivem e trabalham e que:

“[...] apesar da desigualdade de gênero e diversos preconceitos que enfrentam - inclusive de membros da própria família - elas continuam trabalhando e lutando para que a comunidade tenha acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. Elas têm consciência do seu papel no abastecimento de alimentos de boa qualidade e da importância da preservação ambiental, além de serem, em diversos casos, responsáveis pela transição ecológica das unidades de produção.”

Devido à relevância e atualidade de sua pesquisa, Milena Demetrio foi indicada e selecionada como vencedora do Prêmio SOBER 2023 na categoria Melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. A solenidade aconteceu no dia 24 de julho de 2023, durante a Assembleia Geral dos Associados do Congresso da SOBER, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). A SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) é uma sexagenária Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural) e suas áreas correlatas.

Acerca da importância do recebimento do prêmio para sua trajetória acadêmica e profissional, a pesquisadora afirma que:

“Além da grande importância para a formação do meu currículo como docente e pesquisadora, este prêmio foi muito significativo para meu desenvolvimento e crescimento pessoal. O desenvolvimento deste trabalho foi cheio de percalços e angústias, algumas que fazem parte do desenvolvimento de uma dissertação, como o primeiro contato com a teoria e conceitos que são complexos de compreender, e outras que vieram inesperadamente, como a pandemia do Covid-19 [...]. Acredito que essas tristezas fazem parte da caminhada de muitos discentes da pós-graduação, às vezes não conseguimos olhar para nossa caminhada e ter orgulho de nós mesmos, sempre achando que devemos fazer mais e melhor. Eu espero que este prêmio seja um incentivo para todas as mestrandas e mestrandos que passam por dificuldades em sua caminhada: não desistam! Eu não imaginava que ia ganhar quando me inscrevi, foi pelo incentivo de meu orientador - que sempre acreditou e encorajou meu trabalho - que participei. O reconhecimento também é importante, pois fui e sou bolsista da CAPES, mostrando que os recursos que foram investidos em mim estão dando bons frutos.”