Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pesquisadores influentes

Pesquisadores influentes

Direção-Geral reúne professores pesquisadores do Campus Pato Branco que estão na lista dos mais influentes do mundo
publicado: 20/12/2022 13h14 última modificação: 20/12/2022 13h36
Exibir carrossel de imagens Encontro com pesquisadores influentes.
  • "> IMG_9891.JPG
  • "> IMG_9807.JPG
  • "> IMG_9816.JPG
  • "> IMG_9817.JPG
  • "> IMG_9819.JPG
  • "> IMG_9820.JPG
  • "> IMG_9873.JPG

Encontro com pesquisadores influentes.

No dia 7 de dezembro, às 16h, a Direção-Geral realizou, na sala de reuniões, um encontro com os professores pesquisadores do Campus Pato Branco que estão na lista dos mais influentes do mundo, segundo o ranking Ad Scientific Index.

O objetivo desse encontro foi parabenizar a todos os pesquisadores indicados em tal lista e conversar com os professores, como um momento singelo e simbólico de reconhecimento pelo trabalho que realizam enquanto exemplos de docentes na instituição.

O Diretor-Geral, Gilson Ditzel Santos, enfatizou que a UTFPR-PB se orgulha muito de todos, do papel que desempenham na comunidade de pesquisa mundial, e convidou cada pesquisador presente para comentar acerca de sua pesquisa, artigos mais importantes ou mais citados que os levaram a serem reconhecidos nesse ranking.

O professor Emerson Giovani Carati, Diretor de Pesquisa e pós-Graduação lembrou que a projeção dos pesquisadores ocorre principalmente devido à publicação de artigos periódicos científicos de alto impacto e conferências internacionais e, assim, atuam como vetores para impulsionar a pesquisa desenvolvida na universidade e levar melhores resultados para a sociedade.

Dos 279 pesquisadores da UTFPR citados na lista dos 10 mil cientistas mais influentes pela Ad Scientific Index 2023, o professor Giovani Benin do Campus Pato Branco está entre os 15 primeiros colocados. Também, nessa mesma lista está o professor do Campus Curitiba que atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Christian Luiz da Silva.

Além deles, esse mesmo ranking classificou 28 pesquisadores da UTFPR-PB com produções relevantes em seis áreas, por palavras-chave constante em produções (classificação identificada pelo AD Scientific por palavras-chave, não necessariamente atrelada à área de atuação do pesquisador):

Agriculture - Forestry (Agricultura - Silvicultura)

Giovani Benin, Idemir Citadin, José Abramo Marchese, Moeses Andrigo Danner, Rachel Muylaert Locks Guimarães, Taciane Finatto, Miguel Angelo Perondi

Business - Management (Negócios - Gerenciamento)

Sandro César Bortoluzzi

Engineering - Technology (Engenharia - Tecnologia)

Alcir Modolo, Matheus Henrique Dal Molin Ribeiro, Carlos Marcelo de Oliveira Stein, Pablo Gauterio Cavalcanti, Gustavo Denardin, Marco Antonio de Castro Barbosa

Medical and Health Sciences (Ciências Médicas e da Saúde)

Regis Luis Missio

Natural Sciences (Ciências Naturais)

Tatiane Luiza Cadorin Oldoni, Mário Antônio Alves da Cunha, Sirlei Dias Teixeira

Outros

Marcio Gazolla, Solange Teresinha Carpes, Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Dalcimar Casanova, Emerson Giovani Carati, Marina Leite Mitterer Daltoé, Vanderlei Aparecido de Lima, Rafael Cardoso, Angel Akio Tateishi, Marcos Paulo Belançon

O encontro foi encerrado com um agradecimento pela presença e com a lembrança de que todo esse esforço merece ser reconhecido e valorizado pela sociedade, principalmente nesse momento em que a universidade pública é, por muitas vezes, menosprezada e recebe pouco investimento para a pesquisa.

Nesse sentido, ressalta-se também que um processo fundamental para o avanço na pesquisa, para a obtenção de resultados cada vez mais expressivos, é se inserir nas redes de pesquisa, cooperar com outros pesquisadores, nacionais e internacionais, e com isso atingir mais fontes de fomento.