Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Planejamento 2021.1

Planejamento 2021.1

Docentes e técnico-administrativos participam de atividades de Planejamento do Campus Pato Branco
publicado: 31/10/2022 11h41 última modificação: 03/11/2022 17h39

Teve início na segunda-feira, dia 07 de junho, as atividades do Planejamento 2021.1 da UTFPR, Campus Pato Branco. A programação que transcorre ao longo da semana e se estende, até dia 14 de junho, visa o planejamento de ações e oferecimento de capacitação aos servidores da Universidade para o semestre letivo, o qual inicia dia 15 de junho.

As atividades são direcionadas a todos os servidores - docentes e técnico-administrativos - com o entendimento de que o envolvimento e a ciência das informações sobre a Instituição contribuem, essencialmente, para o pleno êxito da gestão. No decorrer da semana, reuniões setoriais, roda de conversa virtual voltada para a reflexão sobre trabalho remoto e comunicação, planejamento dos departamentos e coordenações, reunião da Diretoria de Graduação (DIRGRAD) com coordenadores de cursos de graduação, reunião da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) com coordenadores de PPGs, entre outras, serão realizadas remotamente.

Na live de abertura, realizada dia 08 de junho, transmitida pelo canal YouTube do campus, o diretor-geral, professor Gilson Ditzel Santos, eleito para o quadriênio 2021 – 2025, comentou sobre o início da gestão somente ser possível devido ao entendimento de todos da importância do processo eleitoral que possibilitou uma votação paritária. “Mesmo em tempos de distanciamento, tivemos a participação expressiva dos servidores e o mesmo percentual de participação dos alunos que era comum antes do período de pandemia”, comentou. Para Gilson, os desafios a serem superados no período de pandemia que vem afligindo a todos, afetando a saúde, o bem-estar, o relacionamento e as atividades profissionais, “precisam de caminhos que ajudem a melhorar o processo de ensino-aprendizagem em tempos de atividades não presenciais, e permitam realizar a pesquisa e extensão com qualidade adequada, e que amparem a execução das atividades administrativas apesar da distância”. O diretor também destacou que nesse início de gestão, pretende iniciar os diálogos sobre a reestruturação do conselho de campus, a construção dos conselhos de graduação e pós-graduação e relações comunitárias, o planejamento e formalização do conselho estudantil a ser construído com os estudantes, e a melhoria das atividades de ensino-aprendizagem e administrativas em período de pandemia e pós-pandemia.

Em seguida, comentou sobre as diretrizes gerais para a gestão: promoção da gestão colegiada; decisões fundamentadas na descrição detalhada dos contextos com o uso da informação necessária; promoção do acesso do maior número de servidores e estudantes possível às atividades culturais sociais e esportivas, que permitam construir um ambiente mais humanizado no campus; orientação das atividades para a sustentabilidade; e transversalização das ações de ensino, pesquisa e extensão entre graduação, pós-graduação e relações empresariais e comunitárias.

A gestão está trabalhando no processo de indicação seguindo os compromissos de campanha, e as diretorias serão referendadas no conselho de campus, que será reestruturado.

De acordo com a instrução normativa 24/2021, publicada no último dia 02 de junho, fica mantida a suspensão das atividades presenciais da UTFPR, até 10 de julho, bem como as orientações já estabelecidas anteriormente com relação às atividades da Universidade.