Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Pós-graduação

Pós-graduação

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos realiza I Seminário de Apresentação do Programa para divulgação de suas áreas de atuação e possibilidades de pesquisa
publicado: 27/10/2023 16h15 última modificação: 27/10/2023 16h15
Exibir carrossel de imagens Seminário reuniu cerca de 40 participantes, entre eles, docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Química do IFPR Palmas

No dia 24 de outubro de 2023, realizou-se, na Sala de Reuniões da UTFPR-PB, o I Seminário de Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. O evento reflete o compromisso do programa em contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a formação de profissionais qualificados na área de Química Tecnológica e suas interfaces, com visão crítica da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento econômico e social.

O seminário, parte integrante do planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP), reuniu cerca de 40 participantes, incluindo pesquisadores do programa, alunos do curso de Bacharelado em Química da UTFPR-PB, como também docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o PPGTP, sua estrutura curricular, requisitos para titulação, além de receber informações sobre os editais de seleção e bolsas disponíveis.

Uma parte significativa do seminário foi dedicada à apresentação das diversas linhas de pesquisa dos pesquisadores do PPGTP, permitindo que os participantes entendessem melhor as áreas de atuação e possibilidades de pesquisa no programa. O evento proporcionou um ambiente propício para o diálogo, permitindo que os discentes tirassem suas dúvidas e compartilhassem suas expectativas com os pesquisadores.

O encerramento do seminário culminou em uma visita ao Laboratório Multiusuário Central de Análises do Campus Pato Branco, proporcionando uma oportunidade valiosa para que os participantes conhecessem as instalações e equipamentos disponíveis para pesquisas.

O PPGTP planeja realizar o seminário anualmente, com a expectativa de que o evento continue a atrair interesse por parte de egressos de toda a região, que engloba o Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Sul do Rio Grande do Sul. O compromisso do programa em disseminar o conhecimento e promover o desenvolvimento regional é evidente nessa iniciativa, que visa fortalecer a área de Química e suas aplicações tecnológicas.