Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Premiação da 17ª OBMEP
conteúdo

Notícias

Premiação da 17ª OBMEP

Cerimônia de Premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - OBMEP aconteceu em maio na UTFPR-PB
publicado: 27/06/2023 17h03 última modificação: 27/06/2023 17h03
Exibir carrossel de imagens Cerimônia de Premiação da 17ª OBMEP

Cerimônia de Premiação da 17ª OBMEP

No dia 26/05/2023, no Anfiteatro do Campus Pato Branco da UTFPR, ocorreu a cerimônia de premiação da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada em 2022. A solenidade reuniu alunos e escolas premiadas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. A UTFPR-PB sediou o evento por ser um polo do Programa de Iniciação Científica Junior – PIC-Jr, coordenado pelo Professor Gilson Tumelero.

A organização contou com o professor Gilson Tumelero, coordenador regional do Polo de Iniciação Científica, juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, sob responsabilidade da Assistente Técnica de chefia do NRE e responsável pela OBMEP no Núcleo Regional de Pato Branco, professora Jussany Maria de Barros Moreira, e da coordenadora regional da PR01 da OBMEP, professora Elisangela dos Santos Meza.

Durante a cerimônia, foram entregues as medalhas de prata e bronze para os estudantes das escolas que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. Ao todo foram 2 (duas) medalhas de prata e 8 (oito) medalhas de bronze. Os dois medalhistas de ouro também estiveram presentes na cerimônia e foram homenageados, mas receberam suas medalhas em Florianópolis no dia 03/06. Para finalizar, duas escolas receberam premiações: a Escola Estadual São Luiz, do município de Chopinzinho, e o Colégio Estadual Duque de Caxias, do município de Saudade do Iguaçu.

Estiveram presentes na cerimônia os alunos premiados, juntamente com seus pais ou responsáveis, os diretores e professores das escolas premiadas. O evento contou ainda com a presença do diretor-geral do Campus Pato Branco da UTFPR, professor Gilson Ditzel Santos; da coordenadora regional da PR01 da OBMEP, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Elisangela dos Santos Meza, e da Assistente Técnica de chefia do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco e responsável pela OBMEP no Núcleo Regional de Pato Branco, professora Jussany Maria de Barros Moreira.

Também marcaram presença, a Secretária de Bacharelados e Licenciaturas do Campus Pato Branco professora Samoara Viacelli da Luz, representando o Diretor de Graduação e Educação Profissional, a servidora Marcia Rozane Balbinotti de Lourenço, representando o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, o Coordenador do Programa de Iniciação Júnior (PIC) da OBMEP no Polo de Pato Branco, professor Gilson Tumelero, além dos professores do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), atuantes no projeto de extensão do PIC-Jr.

Durante as falas, destacou-se que a OBMEP é mais do que uma competição em Matemática. A Olimpíadas é composta por outros programas, como o OBMEP na escola, Programa de Iniciação Científica Jr (Pic), Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).

Apresentaram-se também as oportunidades acadêmicas que são abertas aos alunos medalhistas de qualquer uma de suas edições e algumas ações desenvolvidas no Campus de Pato Branco, como, por exemplo, a oferta de um polo presencial do programa PIC, o gerenciamento de orientações do programa PICME, além da oferta de projetos de extensão visando o descobrimento e o desenvolvimento de novos talentos em matemática.

De acordo com o professor Gilson Tumelero, coordenador do evento na UTFPR, o sentimento que tomou conta de todos os participantes foi de muita alegria e satisfação. Era perceptível nos semblantes dos premiados e dos seus pais ou responsáveis o sentimento de conquista e orgulho em estar ali. O professor destaca ainda a organização em geral da OBMEP, como resultado de um esforço coletivo entre escolas, núcleos regionais e a UTFPR: “Saímos todos do evento convictos que ações como esta podem ser o diferencial para um Brasil melhor”.

A professora Marieli, vice coordenadora do projeto PIC, fala que: “Todo ano, quando iniciamos a busca dos alunos premiados e que receberam menção, para convidá-los para nosso projeto de extensão, é uma alegria imensa ver os nomes de quem já participou em anos anteriores do PIC. Alguns foram premiados com menção, outros ganharam novamente medalha, mas os que mais nos orgulham são aqueles que ganharam menção em edições anteriores e com o esforço e dedicação alcançaram a tão desejada medalha. Este ano, não foi diferente. Quando vi o nome do aluno Breno, que já havia recebido menção em edição anterior, participou conosco em 2022 do PIC e então ganhou sua primeira medalha de ouro, foi uma sensação maravilhosa. E durante a premiação, a gente vê o brilho nos olhos dos pais e responsáveis. Isso não tem preço.”

Informações sobre os programas mencionados acima podem ser encontradas em: http://www.obmep.org.br/