Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Prêmio Melhores TCCs

Prêmio Melhores TCCs

Aluno da UTFPR-PB tem trabalho premiado no Prêmio Crea-PR Melhores TCCs do Paraná 2023
publicado: 24/10/2023 08h42 última modificação: 24/10/2023 08h42

No mês de agosto deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), divulgou os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da edição de 2023 do Prêmio Melhores TCCs, organizado pela entidade. Dos 20 premiados, sete são da UTFPR, incluindo um do Campus Pato Branco.

A lista reúne TCCs apresentados em 2022 de diversas instituições de ensino, buscando valorizar o conhecimento técnico e científico nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências que pertencem ao Sistema Confea/Crea, e proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais, por meio de suas entidades de classe organizadas, visando o constante desenvolvimento e atualização de conhecimentos técnicos.

Os trabalhos são premiados de acordo com as seguintes modalidades: Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química; Geologia e Minas, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho. Entre os anos de 2017 até 2022, essa iniciativa já premiou 106 trabalhos.

A UTFPR-PB conquistou o terceiro lugar na área de Elétrica, concedido ao trabalho Análise dos Riscos de Fibrilação Ventricular Devido à Tensão Induzida por Descargas Atmosféricas em Cercas Próximas a Linhas de Distribuição, elaborado pelo aluno Igor Matheus Facchin, sob orientação do professor Ósis Eduardo Silva Leal, do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE).

O TCC do Igor, apresentado em 2022 para conclusão do curso de Engenharia Elétrica, teve como objetivo avaliar as tensões induzidas por descargas atmosféricas em cercas localizadas nas vizinhanças de linhas de distribuição sob a ótica dos riscos de fibrilação ventricular em indivíduos próximos. Os resultados mostraram que o risco de fibrilação ventricular, seja por tensão de passo ou por tensão de toque, está estreitamente relacionado ligado à proximidade do indivíduo exposto aos pontos de aterramento dos condutores presentes na cerca elétrica. O trabalho se destacou por discutir um tema importante na área de engenharia, abordando-o em uma perspectiva não comtemplada pelas normas brasileiras.

Os trabalhos foram indicados pelos colegiados estaduais do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), Colégio de Entidades de Classe (CDER) e Colégio Estadual de Inspetores (CEI), formando uma equipe de mais de 200 profissionais para avaliação, sempre atentos à aplicabilidade dos assuntos e das inovações propostas. Para o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, esta edição é especial por conta do maior número de trabalhos inscritos no Prêmio.