Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Prêmio Nacional de Inovação 2023

Prêmio Nacional de Inovação 2023

UTFPR-PB marca presença na cerimônia da maior premiação de inovação do país, da qual o Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná foi um dos finalistas
publicado: 02/10/2023 11h38 última modificação: 02/10/2023 13h19
Exibir carrossel de imagens Representantes da governança do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI Sudoeste) na cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação

No dia 26 de setembro de 2023, o diretor-geral do Campus Pato Branco da UTFPR, Gilson Ditzel Santos, participou, ao lado de demais representantes da governança do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI Sudoeste), da cerimônia de premiação da oitava edição do Prêmio Nacional de Inovação, que aconteceu em São Paulo/SP.

O Prêmio Nacional de Inovação é a maior premiação de inovação do país e reconhece os esforços bem-sucedidos, as melhores práticas de inovação e gestão da inovação das empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores que atuam no Brasil. Entre os 44 finalistas, 15 empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sudoeste do Paraná concorreu na modalidade Ecossistema de Inovação de Médio Porte e foi um dos 44 finalistas da competição, juntamente com sistemas mais antigos e consolidados, trazendo reconhecimento a nível nacional ao nosso Ecossistema Regional. A SRI Sudoeste é impulsionada por Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Palmas e Realeza, mas está sendo ampliada para conectar os 42 municípios da região.

O Prêmio de Inovação reconheceu os Ecossistemas de Inovação em três modalidades: pequeno porte, médio porte e grande porte. O enquadramento dos ecossistemas de inovação foi definido por meio dos critérios: número de habitantes e PIB total dos municípios envolvidos, número de ICTs/Universidades, número de Ambientes de Inovação existentes.

Todas as instituições inscritas receberam um relatório personalizado e gratuito, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre os candidatos da mesma modalidade.

O Estado do Paraná se destacou com quatro dos nove finalistas no segmento Ecossistemas de Inovação, com finalistas nas três categorias: Vale do Pinhão, de Curitiba, na categoria grande porte; Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná e o Centro de Inovação de Maringá, na categoria médio porte; e Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro, na categoria pequeno porte.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A realização ficou a cargo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além da cerimônia de premiação, na manhã do dia 26 de setembro, o Diretor-Geral da UTFPR-PB participou, na Base Coworking no Allianz Parque, do evento Arena Hub Talks #26, em um bate-papo sobre Mercados e Investidores, organizado pelo CEO Sports Angels e fundador da Arena Hub, Fernando Patara.

O bate-papo contou com os convidados especiais e envolveu as seguintes apresentações: Arena Hub (Centro de Inovação aberto focado no esporte que conecta todo o ecossistema da indústria esportiva); Investimentos em esporte; Uma entidade esportiva; Representante do Governo de SP.