Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Programa de Iniciação Científica (PIC)

Programa de Iniciação Científica (PIC)

Projeto de Extensão UTFPR-PB como polo do PIC-JR realiza último encontro presencial do ano do PIC - Programa de Iniciação Científica da OBMEP
publicado: 30/11/2023 14h44 última modificação: 30/11/2023 14h44

No dia 25/11, sábado, aconteceu o último encontro presencial do ano do PIC - Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O programa foi realizado na UTFPR Campus Pato Branco por meio do projeto de extensão UTFPR-PB como polo do PIC-Jr e do projeto Licenciando no PIC, o qual foi aprovado no Edital 61/2022 da PROGRAD – Licenciando.

O projeto de extensão visa tornar o Campus da UTFPR-PB um polo presencial para os alunos premiados na OBMEP que estão inscritos no Programa de Iniciação Científica PIC, organizado pelo IMPA. Além disso, o projeto Licenciando tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-PB, uma experiência ímpar, trabalhando com alunos medalhistas.

Os projetos contam com uma equipe de cinco professores do departamento acadêmico de Matemática, a saber, Gilson Tumelero – coordenador do projeto de extensão -, Mateus Eduardo Salomão – coordenador do Licenciando em 2023 - e Jackson Luchesi, Marieli Musial Tumelero e Michael Gonzales. Conta ainda com uma equipe de acadêmicos da Licenciatura em Matemática, Alice Carolina Silveira Zucho, Arthur Casagrande Duarte Santana, Carla Baroni, Eduardo Furlan e Gileade Trentin Detogni.

Os encontros foram realizados aos sábados pela manhã, das 8h às 12h, nas dependências da UTFPR-PB, e contaram com a participação de diversos alunos premiados com medalha ou menção honrosa da OBMEP, oriundos das cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão e Chopinzinho. Esses medalhistas são agraciados com uma bolsa pelo CNPq e, para mantê-la, uma das suas obrigações é participar desses encontros.

Nesses encontros, foi utilizada a metodologia baseada na resolução de problemas de acordo com o material utilizado pelo programa. A forma de trabalho consiste em criar grupos para discussão, interpretação e solução de problemas. Em posse das soluções propostas, discute-se sobre elas. Dessa forma, pretende-se desenvolver a leitura e estimular a escrita matemática de forma rigorosa e clara.

Segundo a professora Marieli, vice-coordenadora do projeto de extensão, "por si só eles (os alunos premiados), já são fantásticos. Mas o crescimento deles a cada encontro, a melhora na escrita e na linguagem, é maravilhoso fazendo valer a pena cada esforço".

O professor Gilson destaca a persistência e a força de vontade dos alunos em participar dos encontros presenciais do PIC: "Quando ouve-se falar que um aluno foi premiado na OBMEP, em geral ouvimos também comentários do tipo ‘são gênios, são muito inteligentes’. De fato, alguns apresentam uma ligação especial com a matemática, mas podemos ver no PIC que não é apenas isso, pois não é todo mundo que se dispõe a vir até à UTFPR-PB aos sábados pela manhã para estudar matemática, muitas vezes de outras cidades e enfrentando manhãs chuvosas e frias.”

Então, os professores envolvidos no projeto parabenizam os alunos participantes por esta força de vontade e também os pais ou responsáveis por lhes oportunizarem essa experiência. Isso será um diferencial no desenvolvimento e na formação dos alunos, tanto na trajetória acadêmica quanto no desenvolvimento pessoal.