Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Programa MARCA: Conectando Saberes

Programa MARCA: Conectando Saberes

UTFPR-PB recebe professor intercambista da Universidad Nacional de Luján (UNLu), através do programa MARCA
publicado: 20/09/2023 13h39 última modificação: 20/09/2023 13h40

Durante os dias 28/08 a 01/09, o professor Carlos Walter Afonso, da Universidad Nacional de Luján (UNLu), na Argentina, visitou o Campus Pato Branco da UTFPR em intercâmbio disposto através do programa MARCA (Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados no Sistema ARCO-SUL).

O programa, sob coordenação do professor André Brugnara Soares, promove a mobilidade acadêmica do setor educativo MERCOSUL, possibilitando a troca de conhecimentos internacionais, bem como o intercâmbio de alunos e professores entre universidades que tenham cursos acreditados no sistema ARCO-SUL.

Foram cinco dias de intensas atividades, desde reuniões técnicas a participações em aulas da graduação e da pós-graduação, palestras e reuniões ministradas em outros campi, como a Aula Magna do curso de Agronomia da UTFPR Campus Francisco Beltrão.

O professor Walter esteve em contato com os professores do Departamento de Ciências Agrárias, bem como o chefe do Departamento de Ciências Agrárias, Regis Luis Missio, e a Coordenadora do Curso de Agronomia, Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues, que apresentaram o curso e seu funcionamento geral em termos de ensino, pesquisa e extensão.

Ao longo da semana, o professor Walter ministrou uma palestra intitulada Producción de trigo y cereales de invierno en la región de Buenos Aires – Argentina, visitou os campi da UTFPR em Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, que apresentam unidades didáticas e de pesquisa em agronomia, intercambiando experiências e conhecimento. O professor também realizou visitas técnicas em propriedades rurais de Pato Branco e visitou a Coopertradição na companhia dos professores André Brugnara e Giovani Benin.

A presença do professor Walter Alfonso foi responsável por grande contribuição para a formação dos alunos de graduação, pós-graduação e, também, dos professores, além dos benefícios que os processos de intercâmbio internacional proporcionam, essa ação vai ao encontro do contido no Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR: a internacionalização de seus cursos.

A importância de ações como esta reside na promoção de debates a respeito de desafios agropecuários que auxiliam na formulação de soluções para o seu enfrentamento, gerando grande enriquecimento educacional e promovendo a aprendizagem mútua.

Ademais, também promove a colaboração entre universidades tanto no âmbito de pesquisas quanto cultural e linguisticamente. Com a apresentação de outras oportunidades de pesquisa conjunta entre universidades, novos horizontes são abertos aos discentes e docentes referentes à perspectiva internacional de seus estudos.