Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Programa MARCA e intercâmbio

Programa MARCA e intercâmbio

Curso de Agronomia da UTFPR Pato Branco recebe aluno da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Alexander Rasmussen, por meio do programa MARCA
publicado: 29/08/2022 15h14 última modificação: 03/11/2022 17h40
Alexander Rasmussen, intercambista da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)

No início de agosto, o curso de Agronomia da UTFPR Pato Branco recebeu um estudante do curso de Agronomia da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Alexander Rasmussen, que está cursando disciplinas do curso durante o segundo semestre de 2022. A vinda desse aluno ocorreu por meio da submissão de um projeto de intercâmbio internacional ao 12º edital do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), publicado no início de 2022.

O MARCA é um programa de mobilidade acadêmica sob a égide do setor educativo do MERCOSUL. O intercâmbio acadêmico faz parte de um projeto maior de intercâmbio entre os países do MERCOSUL, o Sistema Integrado de Mobilidade do MERCOSUL (SIMERCOSUL), que funciona desde 2006.

O curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco, foi acreditado no Sistema de Acreditação de Cursos Superiores no MERCOSUL (ARCUSUL) e isso o possibilita a participar dos editais de intercâmbio discente e docente, juntamente com cursos de Agronomia de universidades de outros países que também foram acreditados no sistema. A coordenação institucional do programa na UTFPR está a cargo da DIRINTER na pessoa do Professor Paulo Cezar Stadzisz; e a coordenação acadêmica do programa é feita pelo professor André Brugnara Soares.

O referido projeto terá duração de 3 anos e, como o MARCA usa o princípio da reciprocidade, um aluno do curso de Agronomia da UTFPR-PB está atualmente em Córdoba-AR, cursando o segundo semestre de 2022. De forma similar, para 2023, está prevista a vinda de um estudante da Universidade Nacional de La Pampa e, em 2024, da Universidade Nacional de Entre Rios. Os estudantes participantes recebem auxílios financeiros acordados entre os países e suas IES.

Fizeram parte desse projeto os cursos de Agronomia das Universidades Nacional do Litoral, Nacional de Entre Rios, Nacional de La Pampa, Nacional de Cuyo, Nacional de Lujan e Nacional de Córdoba, todas essas da Argentina, além da Universidade Evangélica Boliviana e as brasileiras, UTFPR-PB e UFPR.

O intercâmbio de pessoas (estudantes e professores) das Instituições de Ensino Superior (IES) latino-americanas objetiva promover a integração entre os países e melhorias no ensino e aprendizagem, enriquecendo não somente a formação dos recursos humanos, mas também fomentando a cooperação interinstitucional e internacionalização do ensino superior, usando como princípios a cooperação e solidariedade.

Espera-se que essas interações enriqueçam o ambiente acadêmico em termos de diversidade cultural, de línguas, que se aumente a cultura da internacionalização nos cursos de graduação, bem como o desenvolvimento de uma visão mais ampla de desenvolvimento territorial, além das fronteiras entre os países.

Para o intercambista Alexander, essa é uma oportunidade para conhecer pessoas, estabelecer novos contatos nessa área de atuação, formar novos laços entre Brasil e Argentina e construir sua carreira. Além disso, ele quer se dedicar às aulas, envolver-se em projetos e pesquisas em que puder contribuir, mesmo que informalmente, alcançar um bom desempenho nas disciplinas que está cursando e, também, obter a dupla diplomação. Apesar de algumas dificuldades, Alexander destaca que gosta de desafios e está se sentindo muito bem acolhido aqui na universidade.

O tempo de permanência de Alexander na UTFPR-PB é de 5 (cinco) meses e o estudante recém-chegado afirma estar gostando muito das aulas, dos professores , dos colegas e elogia o nível acadêmico do curso, bem como a disposição do seu orientador, professor André, e de todos em auxiliá-lo, especialmente na questão linguística.