Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Projeto de extensão

Projeto de extensão

Projeto do Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (GICES) cria canal no YouTube para compartilhar experiências com profissionais da área
publicado: 20/04/2023 15h55 última modificação: 20/04/2023 16h08
Exibir carrossel de imagens Registros feitos durante as lives.

Registros feitos durante as lives.

O projeto de extensão Canal no YouTube: GICES - Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior, coordenado pela professora Teodora Pinheiro Figueroa, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), teve como objetivo, a partir da criação de um canal no YouTube, compartilhar experiências de profissionais que atuam na área de inclusão de cegos no ensino superior nos cursos de matemática e engenharia.

Esta iniciativa surgiu da necessidade de trazer contribuições, por meio da realização de seminários online, para os professores que lecionam para alunos cegos (das instituições de ensino superior na área de exatas, em especial para os professores da UTFPR Campus Pato Branco e demais campi da UTFPR). Estes seminários foram realizados no formato de lives mensais gravadas a partir de uma sala do Google Meet, aberta ao público e, transmitidas no canal do GICES no YouTube.

O projeto da criação do canal e realização de seminários teve início em outubro de 2021 e encerrou em dezembro de 2022. Além da professora Teodora, também participaram a professora Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari (DAINF), professora Eliane Maria de Bortoli Fávero (DAINF), professora Mirélia Flausino Vogel (DEPED) e Analice Moschen, aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A organização e a execução do projeto de extensão proporcionaram à equipe do projeto a oportunidade de conhecer professores com experiência de aula para alunos cegos, professor e pesquisador cego atuante no ensino superior, professores pesquisadores com a pesquisa relacionada ao desenvolvimento de tecnologias facilitadoras para a inclusão de alunos cegos nas engenharias e, profissionais cegos atuantes em empresa e em universidade.

Além disso, o processo de convite e entrevista realizado antes das lives transmitidas no canal do YouTube proporcionou uma maior aproximação da UTFPR, campus Pato Branco, com outras instituições públicas e privadas representadas por esses profissionais. Dessa forma, conseguimos atingir o objetivo de estabelecer uma rede de contato para a realização de projetos nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

As lives no canal do YouTube deixaram em evidência que é possível a inclusão de alunos cegos no ensino superior na área de exatas. Na fala de todos os palestrantes, fica claro que se faz necessária uma maior aproximação com o aluno cego e, adequação do material de ensino. Importante destacar que, através das lives, foi desenvolvido um protocolo de diagnóstico do discente cego pelo docente.

A coordenadora do projeto, professora Teodora, destaca que “por meio do canal do GICES e do site desenvolvido a partir das contribuições e informações obtidas nas lives, foi possível estabelecer um canal de comunicação que vai além das fronteiras da UTFPR e que coloca a nossa instituição em evidência na causa em prol da inclusão de alunos cegos no ensino superior.”

Participantes do projeto apontaram que os seminários apresentados foram muito bons, pois, além de serem temas bem legais, trouxeram um ótimo aprendizado para os ouvintes. Afirmaram também que constariam de mais cursos e formação como essa, pois a universidade recebe alunos cegos e a adaptação de material é urgente na formação de todos, não só para garantir a entrada, mas a sua permanência e êxito nos cursos em que estão.

Comentários como esses e discussões entre participantes e palestrantes durante as lives, colocaram em evidência a necessidade da formação de professores nesta área de inclusão de alunos cegos. Sendo assim, a equipe do GICES, que atualmente conta a participação de um aluno do curso de licenciatura em Matemática, Luiz Antônio Polesello, decidiu submeter a proposta do projeto de extensão do GICES por mais um ano com o objetivo de investir na formação de professores, inclusive dos alunos do curso de licenciatura em Matemática.