Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > PPGEPS

PPGEPS

Estudo avalia melhorias na tomada de decisão em atendimentos
publicado: 11/09/2019 12h04 última modificação: 03/11/2022 17h38

Um trabalho de pesquisa está sendo realizado no Câmpus Pato Branco para avaliar os critérios de tomada de decisão durante os atendimentos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na região Sudoeste do Paraná. O objetivo é fazer um levantamento dos motivos capazes de influenciar a capacidade de melhoria de resposta dos atendimentos e definir um método de decisão multicritério para as prioridades nas fases iniciais que usualmente mobilizam recursos materiais e humanos com o despacho de ambulâncias. O trabalho teve início em 2018 e é conduzido pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), Marcos Colla, orientado pelo professor Gilson Ditzel Santos

Padrões de atendimento definidos acabam sendo as ferramentas úteis à otimização de prioridades nas fases iniciais do atendimento pré-hospitalar. Segundo os pesquisadores, mesmo com estudos já existente, não foram encontrados trabalhos relacionados ao  auxílio à tomada de decisão especificamente para o Samu

Segundo o pesquisador Gilson Ditzel, uma das funções é analisar os resultados do modelo proposto e sugerir recomendações alinhadas ao contexto de cidades inteligentes para a otimização do gerenciamento desse atendimento que vai desde a abertura de chamado até a chegada da equipe e da ambulância na cena da ocorrência. Deste projeto participam, ainda, os professores Gilson Adamczuk Oliveira e Dalmarino Setti.

O trabalho é realizado com a cooperação da coordenadora geral do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), Kelly Cristine Custódio dos Santos.

Os estudos devem ser concluídos durante os primeiros meses do próximo ano.

Conferência Internacional

Artigo sobre a pesquisa, com co-autoria do prof. Gilson Adamczuk Oliveira, foi apresentado internacionalmente no mês de julho, durante a Conferência Internacional em Pesquisa de Produção (ICPR), realizada em Chicago (EUA), dentro do tema Estudos de Caso e Aplicação.

Marcos e Gilson Ditzel também apresentaram estudos com relação a tomada de decisão de gestores da segurança pública em Pato Branco. Gilson Ditzel apresentou, ainda,  um artigo sobre a percepção dos Comandantes da Polícia Militar e Civil de Pato Branco sobre o uso de novas tecnologias para a segurança pública na otimização dos serviços de emergência prestados. Este último tem como autores  a mestranda Vanessa Alves Tonete Oliveira e Gilson Ditzel.

Durante o evento, o trabalho do Câmpus Pato Branco sobre os fatores de sucesso da implementação de veículos autoguiados em empresas brasileiras também foi apresentado. Este artigo foi feito pelo aluno Guilherme Teixeira Aguiar (PPGEPS), o professor Gilson Oliveira (PPGEPS), Dalmarino Setti (PPGEPS), além dos pesquisadores Nikolai Kazantsev (Universidade de Manchester (University of Manchester, Reino Unido); Kim Hua Tan (Universidade de Nottingham, Reino Unido).

Com informações da DIRCOM