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Secretaria Geral da Pós-graduação

Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Pato Branco aprova criação da Secretaria Geral da Pós-graduação
publicado: 22/09/2022 13h38 última modificação: 03/11/2022 17h40

Como uma das metas do Planejamento Participativo do campus Pato Branco, foi implementado no início de setembro o Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (COPPG-PB).

O objetivo deste conselho é apoiar a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG) e auxiliar no diagnóstico de problemas e proposição de soluções, colaborando na coordenação e execução de ações e políticas estratégicas relativas às atividades de pesquisa e pós-graduação. 

O referido conselho é composto por servidores representantes dos diversos segmentos da pesquisa e pós-graduação e atuará como órgão consultivo, cujas decisões, documentadas em atas, serão instrumento para auxiliar a DIRPPG na elaboração de resoluções, pareceres, recomendações, indicações ou diligências.

Em sua primeira reunião, realizada na sexta-feira 09 de setembro, o Conselho de Pesquisa e Pós-graduação discutiu e aprovou a proposta de criação da Secretaria Geral dos Programas de Pós-graduação do campus Pato Branco.

A Secretaria Geral da Pós-graduação

Como primeiro processo discutido no COPPG-PB, a proposta de criação da Secretaria Geral da Pós-graduação foi elaborada por comissão específica, construída de forma representativa em relação aos envolvidos no âmbito da pós-graduação, contando com a participação de ex-coordenadores e técnicos administrativos.

Finalizados os trabalhos da comissão, a minuta do documento passou por revisão, consideradas as sugestões propostas pelos pares, sendo que o conselheiro Marcelo Teixeira foi nomeado relator da proposta para apreciação no COPPG-PB.

Uma vez aprovado o relato, o qual apresenta diretrizes gerais para funcionamento, será utilizado para criação de regulamento próprio que passará a vigorar tão logo seja implementado o novo modelo de secretaria.

A vista das discussões, a Secretaria Geral da Pós-graduação visa substituir a estrutura de atendimento vigente, com secretarias individualizadas, por um modelo unificado que centraliza as demandas geradas pelos cursos de pós-graduação do campus. Este modelo inclui ações relacionadas aos programas (PPGs), docentes e discentes, bem como as instâncias de gestão e pós-graduação.

Com a implantação da secretaria unificada e centralizada, estima-se solucionar os principais inconvenientes do modelo anterior, como a substituição de pessoal para casos de afastamento (ex: licenças, férias) e a dificuldade de padronização de processos administrativos.

Ainda, espera-se manter ao máximo o atendimento individualizado aos coordenadores dos programas de pós-graduação, uma vez que cada PPG possui autonomia de funcionamento, com regras internas específicas, que também seriam implementadas pela secretaria geral.