Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > SEI-SICITE 2022

SEI-SICITE 2022

Direção-Geral realiza reunião com premiados no SEI e SICITE 2022
publicado: 15/12/2022 14h02 última modificação: 15/12/2022 14h02
Exibir carrossel de imagens Reunião com premiados do SEI-SICITE 2022.

Reunião com premiados do SEI-SICITE 2022.

Na terça-feira, dia 6 de dezembro, a Direção-Geral do Campus Pato Branco se reuniu com os professores e bolsistas que tiveram trabalhos premiados no XII Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE), que ocorreu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Santa Helena (UTFPR-SH), de 07 a 11 de novembro.

Na ocasião, o Diretor-Geral Gilson Ditzel Santos parabenizou os presentes pelo importante trabalho realizado e pelos resultados alcançados. Também agradeceu a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-PB), representadas respectivamente pela professora Mariana de Souza Sikora, Marcos Paulo Belançon e Marcelo Teixeira, pelo suporte.

O professor Gilson fez questão de reconhecer a importância dos projetos de Iniciação Científica (IC), não apenas os trabalhos premiados, mas todos os demais projetos de IC e de Extensão, que correspondem a cerca de 60 docentes orientadores e 100 alunos bolsistas. Também foram abordados os desafios e problemas enfrentados na operacionalização das bolsas de ICs, para os quais busca-se continuamente solução junto à PROPPG.

A professora Mariana, representando a PROPPG, lembrou que a orientação de IC exige grande dedicação de tempo por parte dos professores, mas os frutos são muito bons e gratificantes. Ela destaca que a IC se configura como um diferencial na vida dos estudantes, sendo ferramenta de aprendizado dos cursos.

Para o professor Marcelo, trata-se do primeiro contato do aluno com a ciência, sendo muitas vezes a porta de entrada para ele ingressar na pós-graduação. Portanto, é preciso um esforço conjunto para se continuar buscando o aperfeiçoamento dos processos e procedimentos, de forma que facilitem a adesão de novos alunos e professores à IC.

Outra questão, observada pelo professor Marcos, é a necessidade do aumento da participação de alunos de graduação e professores nos programas PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, PIVIC - Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica e PIVITI - Programa Institucional Voluntariado em Iniciação Tecnológica e Inovação, uma vez que isso implica o aumento do número de bolsas captadas junto aos órgãos de fomento.

Acerca das atividades de extensão, a responsável pelo Departamento de Extensão no Campus Pato Branco, Heloisa Balbinotti Molinete, ressaltou que os projetos envolvem um grande número de alunos e também a comunidade externa, fortalecendo o vínculo da universidade com a sociedade e demonstrando seu impacto na região. No momento, contabilizam-se 18 bolsas de extensão financiadas pela PROREC e pela Fundação Araucária.

Na Fundação Araucária, as bolsas se dividem em dois programas, o Programa Interno de Bolsas de Inclusão Social (PIBIS) e Programa Interno de Bolsas de Extensão (PIBEX), que permitem a participação de alunos como bolsistas de extensão. Além disso, este ano foi aprovado o programa de extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins, que atualmente conta com a participação de 23 alunos.

A reunião foi encerrada após a apresentação de cada trabalho premiado no evento, destacando-se a importância do papel da IC e da Extensão para a trajetória acadêmica dos discentes envolvidos.