Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Semana do Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

Semana do Meio Ambiente

Atividades alusivas promoveram conscientização e engajamento da comunidade interna e externa ao Campus
publicado: 12/06/2019 16h11 última modificação: 03/11/2022 17h38

No dia 06 de junho de 2019, os integrantes do Plano de Logística Sustentável (PLS), em conjunto com a Comissão de Gerenciamento de Resíduos, do Campus Pato Branco, promoveram atividades alusivas e comemorativas à Semana do Meio Ambiente, visando conscientizar alunos, professores, servidores e demais áreas, sobre a responsabilidade que cada um tem pelo meio ambiente.

O início das atividades contou com apresentação de Stand Up realizado pelo grupo de teatro Artífice e, na oportunidade, aconteceu o início das atividades  de dois Ecopontos, sendo um no bloco M inferior e o outro no bloco U. Os Ecopontos consistem em locais de entrega voluntária de pequenos volumes de objetos e resíduos recicláveis, como: óleo de cozinha; equipamentos e resíduos eletroeletrônicos (exceto pilhas); frascos de vidro com tampa; instrumentos de escrita utilizados; lacres de alumínio; esponjas de limpeza; e tampas de garrafas pet.

Na programação, a engenheira Ambiental/Civil, Jéssica Filipe Briskievicz, palestrou para professores e coordenadores da rede municipal, sobre o tema ‘’Educação Ambiental no Ensino Fundamental: O consciente e inconsciente’’, pontuando sobre a responsabilidade dos educadores na conscientização das novas gerações quanto à redução do consumo de materiais recicláveis.

 Na avaliação de alguns participantes e dos organizadores, as atividades cumpriram os objetivos propostos. Para a professora Graziela Scopel, da Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco, “em relação à palestra foi possível associar diretamente o tema abordado com as práticas cidadãs, tanto de alunos como de professores. A abordagem do tema Ambiental, feito a partir da redução do consumo, proporcionou uma reflexão diferente da que tradicionalmente o tema é tratado”.  Graziela, destacou que “são importantes e essenciais os momentos formativos entre Universidade e espaço escolar, especialmente, os espaços escolares da Educação Básica, visto que ambos são responsáveis pelo trabalho com a Educação Ambiental, conforme as legislações específicas da área”. 

Durante o evento foram distribuídos brindes de sacolas feitas de reaproveitamento de lonas/banners e canecas ecológicas. Segundo Graziela, os materiais distribuídos também “serviram de incentivo à promoção de ações de conscientização e distribuição desses materiais nas escolas da Rede”.

Outra ação realizada foi o Plogging, caminhada com recolhimento de resíduos. A iniciativa misturou atividade física com a prática sustentável, visando a coleta de lixos e resíduos encontrados no entorno do percurso de aproximadamente 2 km

O acadêmico de Engenharia Civil, Matheus Silva Costa, destacou alguns aspectos a partir de sua participação na caminhada. “Nos surpreendemos com a grande quantidade de lixo descartado no ambiente, principalmente por se tratar de uma região com poucas residências. E essa iniciativa foi uma ótima ideia, pois além do nos exercitarmos, foi superdivertido e ainda contribuímos para o bem do meio ambiente”, declarou.

Para os organizadores, o dia de atividades, que também contou com a visita ao Aterro Sanitário do município de Pato Branco, serviu para realmente integrar alunos, servidores e comunidade. “Com a vinda das professoras e coordenadoras das escolas municipais, pode-se perceber que vivemos em uma cidade que tem aspirações ambientais bastante intensas, e que atuar na conscientização das crianças e jovens é imprescindível para que esta onda de bons exemplos e de consciência ambiental possa se disseminar”, considerou a professora Elizangela Marcelo Siliprandi, membro da Comissão Organizadora das atividades.  “Acreditamos em nossos jovens que vêm de lugares muito distantes, onde muitas vezes não há saneamento básico, menos ainda coleta seletiva, compreenda a importância destes aspectos no desenvolvimento da sociedade. Como formadores de opinião que são e pela importância que terão ao voltar para suas regiões levem consigo este pensamento e esta consciência, de que nossos recursos são finitos, e nossas ações são determinantes na construção de um mundo sustentável”, concluiu a professora.

Da programação, destaca-se que as ações voltadas à implantação e manutenção do funcionamento dos Ecopontos no Campus, estão sendo viabilizadas por meio de parceria entre a Universidade e o Hospital São Lucas, Prefeitura Municipal de Pato Branco, Rotary Club e Projeto Social Patinho Verde.