Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Sustentabilidade

Sustentabilidade

UTFPR-PB demonstra resultados de políticas sustentáveis - destaque para o Grupo de Pesquisa NUPRU e dois do total de nove projetos de extensão na área do Meio Ambiente
publicado: 29/11/2022 11h33 última modificação: 02/12/2022 16h01
Placas voltaicas

Como universidade pública, a UTFPR Campus Pato Branco valoriza e incentiva ações que sejam benéficas para a comunidade interna e externa. Isso inclui políticas de proteção e conservação do meio ambiente.

A UTFPR-PB não tem medido esforços para melhorar sua relação com o meio ambiente, evitando desperdícios, diminuindo a geração de lixo e ainda encorajando os alunos para que estudem sobre ações ambientais. Assim, quando formados, poderão atuar em suas áreas seguindo políticas sustentáveis.

Dados de Relatórios de Gestão de 2017 a 2021 da UTFPR, mostram resultados positivos alcançados pelo Campus Pato Branco com a gestão do uso de recursos renováveis e voltados à sustentabilidade ambiental.

Atualmente, existem pontos de captação pluvial em cinco blocos. A água captada é utilizada para lavagem de calçadas e irrigação de jardins e estufas.

O campus também utiliza placas fotovoltaicas para geração de energia, tendo, no momento, 1.236 placas distribuídas pela universidade.

Na questão do reaproveitamento, a partir de 2016, a UTFPR-PB reduziu a aquisição e o fornecimento de copos plásticos de 2000 centos para 1200 centos, sendo disponibilizados somente para eventos em que se têm a presença da comunidade externa.

Internamente, é estimulando o uso da caneca da UTFPR, que é disponibilizada gratuitamente a cada acadêmico e servidor quando passa a fazer parte da comunidade acadêmica. No Restaurante Universitário, não são utilizados pratos, talheres ou copos descartáveis.

Além disso, a UTFPR possui a Comissão PLS (Plano de Logística Sustentável), que age promovendo a implementação da Política de Sustentabilidade da UTFPR e que está vinculada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) atuando nas dimensões, compras sustentáveis, bens estar, cultura, edificações, educação, energia, mobilidade, social, resíduos e água. Também divulga conteúdos e realiza ações em conjunto com o Núcleos da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC). As atividades e seus trabalhos podem ser conferidos na página UTFPR Sustentável.

Em relação a projetos desenvolvidos, a universidade possui nove Projetos de Extensão vigentes na área do Meio Ambiente, os quais fazem parte do Núcleo de Saúde e Meio Ambiente (NUSMA), e mais quatro Grupos de Pesquisa.

Dentre eles, destaca-se o Núcleo de Pesquisas em Riscos Urbanos (NUPRU), grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, em conjunto com o Departamento Acadêmico de Construção Civil da UTFPR-PB, coordenado pelo professor Ney Lyzandro Tabalipa.

Esse núcleo de pesquisadores, formado por uma equipe multidisciplinar, vem pesquisando problemas urbanos e desenvolvendo trabalhos na área de qualidade ambiental, como em desastres naturais e humanos, e na prestação de serviços de cunho tecnológico, compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental. Com isso, busca-se potencializar regionalmente o desenvolvimento e difusão de tecnologias apropriadas para a melhoria da qualidade de vida. Ações desse grupo são realizadas em diversos pontos da cidade em que são identificados irregularidades e riscos de dano ambiental em área de proteção de encosta, por exemplo.

Há também o projeto de extensão Aplicação do conceito de cidade de 15 minutos ao Município de Pato Branco, do mesmo professor. A cidade de 15 minutos (FMC, do inglês 15 Minute City), é aquela em que a maioria dos moradores podem cumprir suas necessidades e atividades diárias em 15 minutos a pé ou de bicicleta. Por enquanto, o projeto está na fase de digitalização das informações existentes.

Outro projeto de extensão, também do professor Ney Lyzandro, é o Mapeamento das áreas de preservação permanente na bacia do rio Pato Branco, localizado no Sudoeste do estado do Paraná, cujo objetivo é conhecer e principalmente divulgar a real situação das nascentes e áreas de mata ciliar do rio Pato Branco, que possui uma grande importância para a cidade, tendo em vista que suas águas são captadas para o abastecimento público.

Quanto aos seus resultados, foi identificada uma grande supressão de nascentes na bacia hidrográfica do rio Pato Branco nos últimos anos e a largura mínima da mata ciliar que serve de proteção do rio, não está sendo cumprida. Esses dados, bem como todas as ações do NUPRU, são informados ao Ministério Público, por meio de relatórios.

Assim, o Campus Pato Branco demonstra resultados positivos de políticas sustentáveis e o compromisso de contribuir para um desenvolvimento sustentável e para a criação de soluções para problemas sociais, econômicos e ambientais.