Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Testes rápidos na UTFPR

Testes rápidos na UTFPR

A equipe da UBS do bairro Fraron de Pato Branco, junto ao grupo CIMCO, realizou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C na UTFPR Campus Pato Branco
publicado: 21/10/2022 12h00 última modificação: 03/11/2022 17h40

No dia 19 de outubro de 2022, a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Fraron de Pato Branco veio até à UTFPR Campus Pato Branco, ofertando testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C para os alunos e servidores da universidade.

Géssica Cristina Buttner, enfermeira na UBS do Fraron, explica: “os testes rápidos são práticos, são realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornecem o resultado em 15 minutos. O SUS oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV, sífilis e das Hepatites B e C.”

Os testes aconteceram durante todo o período da tarde, das 13h às 17h, e depois à noite, das 18h30 às 20h, possibilitando a participação de todos os alunos e servidores.

Géssica também comenta: “Vale ressaltar que mesmo com um resultado negativo, existe a possibilidade de estar na ‘janela imunológica’, que é um período onde você pode estar infectado e ainda não apresentar resultados reagentes, na dúvida sempre procure a unidade de saúde para esclarecimento. Lembrando que as Unidades de Saúde são portas abertas para a realização dos testes rápidos.”

Os testes foram realizados em uma ação conjunta da equipe da UTFPR-PB, do Grupo CIMCO e da UBS do bairro Fraron, e faz parte de uma estratégia que visa ampliar o acesso de jovens à testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, Sífilis e Hepatite B e C, bem como ao tratamento continuado em caso do resultado do exame ser positivo.

“É sempre um prazer fazer parcerias com essa instituição, pois dessa forma conseguimos estabelecer o vínculo, a comunicação e acima de tudo acolher esses jovens, ampliando o acesso as informações e a assistência a saúde” Géssica finaliza.