Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Torneio de Xadrez

Torneio de Xadrez

Torneio de Xadrez comemorativo dos 30 anos da UTFPR reúne 97 jogadores da região, entre alunos, servidores, alunos de várias escolas do município e jogadores de Pato Branco, Francisco Beltrão e São Lourenço do Oeste
publicado: 16/05/2023 13h33 última modificação: 16/05/2023 13h33

No dia 10 de maio, nas dependências da universidade, foi realizado o Torneio de Xadrez comemorativo dos 30 anos da UTFPR de Pato Branco. O evento foi promovido pelo Clube de Xadrez da UTFPR Pato Branco e estava aberto para alunos, servidores e comunidade externa, de qualquer idade.

O torneio foi realizado em 6 rodadas na modalidade de xadrez rápido, com tempo de reflexão de 10 min + 5 s por lance.

O número de inscritos foi de 126 enxadristas e participaram do evento 97 jogadores, divididos nas seguintes categorias:

• 27 jogadores na categoria infantil (até 12 anos);
  • 35 jogadores na categoria Juvenil (até 18 anos);
  • 35 jogadores adultos.

Participaram, além dos acadêmicos e servidores do campus, alunos de várias escolas do Município e jogadores de Pato Branco, Francisco Beltrão e São Lourenço do Oeste. Foram distribuídos troféus para os primeiros lugares de cada categoria e para os campeões de cada faixa etária, além do destaque feminino e servidor.

Os resultados foram os seguintes:
Categoria Absoluto:
1° Lugar - Glaucio Cella - Francisco Beltrão;
2° Lugar - Cleverson Marcon - São Lourenço do Oeste;
3° Lugar - Anderson Luiz Consoli - São Lourenço do Oeste;
4° Lugar - Wellington de Witt - Acadêmico de Engenharia Mecânica;
5° Lugar - Maria Luiza Palombit Chaves - Colégio Mater Dei;

Categoria Juvenil:
1° Lugar - Luiz Tarquinio Felizola Lima Pontes - Colégio da Polícia Militar;
2° Lugar - Beatriz Bernardi - Colégio da Polícia Militar;
3° Lugar - Lucas Massuru Koshita -  Acadêmico de Engenharia da Computação;

Categoria Infantil:
1° Lugar - Isabela Palombit Chavesl - Colégio da Polícia Militar;
2° Lugar - Valkiria Scheid de Camargo - Colégio da Polícia Militar;
3° Lugar - João Pedro San Martins Alba - Colégio da Polícia Militar;

Campeão Sub-08 - Lorenzo F Lasta B Gonçalves - Secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco;
Campeão Sub-10 - Samuel da Maia - Secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco;
Campeão Sub-12 - Rafaela Bleich Justen - Colégio da Polícia Militar;
Campeão Sub-14 - Valentim Marcelo Siliprandi - Colégio da Polícia Militar;
Campeão Sub-16 - Marco Antonio Munhoz Zeneratti - Colégio Alfa;
Campeão Sub-18 - Nathan de Salles Costa - Colégio Cristo Rei;
Destaque Feminino - Maria Eduarda Quirino - Colégio Cristo Rei;
Destaque Servidor - Fabiano Alan Serafim Ferrari - DAFIS, UTFPR.

Na avaliação do Professor Neuri Lunelli, juntamente com o Professor Dalmarino Setti, organizadores do evento, houve uma excelente participação, com o envolvimento da comunidade enxadrista da região. O grande número de participantes surpreendeu positivamente, inclusive pelo apoio de professores externos que incentivaram seus alunos a participarem.

O objetivo do Projeto de Extensão Clube de Xadrez da UTFPR-PB é incentivar a prática de xadrez com nossos acadêmicos e servidores e fomentar o esporte em toda a região. Com a ausência de torneios de xadrez abertos em Pato Branco, o clube busca proporcionar torneios em que todos possam pôr em prática suas habilidades adquiridas nos treinamentos.

Para o ano de 2024, em comemoração aos 31 anos da UTFPR de Pato Branco, o Clube de Xadrez proporcionará mais um evento com uma grande participação de acadêmicos, servidores e comunidade externa.