Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Treinamento Profissional - Altium Designer

Treinamento Profissional - Altium Designer

Curso Gratuito sobre software de projeto de placas de circuito impresso (PCB), ofertado pela própria Altium, fortalece a formação de engenheiras para o mercado de trabalho
publicado: 20/07/2023 10h49 última modificação: 26/07/2023 14h22
Exibir carrossel de imagens Imagens ilustrativas do site da Altium

Imagens ilustrativas do site da Altium

No período de 08 a 17 de maio, um grupo de 16 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial embarcou em uma jornada de aprendizado e capacitação profissional. O curso, intitulado Treinamento Profissional - Altium Designer, foi promovido pelo Departamento de Elétrica da UTFPR Campus Pato Branco e ministrado pela renomada instrutora certificada em circuitos impressos (CID+) Kristen Aguiar, em uma edição especial e gratuita proporcionada pela parceria com a Altium, líder mundial em software de projetos de placas de circuito impresso (PCB).

O objetivo do curso foi claro: capacitar futuras engenheiras e tecnólogas no uso do Altium Designer, um software essencial em projetos de PCBs no ambiente industrial. A crescente demanda por profissionais habilitados no uso desse software motivou a parceria entre a UTFPR e a Altium, que reconhecem a importância de fomentar a inclusão e a redução da assimetria de gênero no campo da engenharia. Com essa iniciativa pioneira no Brasil, as participantes do curso ganharam um diferencial significativo em seus currículos, ampliando suas chances de sucesso no competitivo mercado de trabalho.

Além de receberem uma formação em nível profissional, as estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência completa e enriquecedora. Ministrado inteiramente em inglês, o treinamento também preparou as alunas para os desafios comuns no ambiente corporativo, onde o inglês é frequentemente exigido. A Altium, reconhecendo o valor dessa parceria, disponibilizou as licenças do software, possibilitando que as alunas apliquem seus conhecimentos em projetos acadêmicos, enriquecendo ainda mais sua formação. A parceria com a Altium demonstra o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento profissional de seus alunos.

Um treinamento como este, em nível profissional, custaria em torno de US$ 32.500,00 que, na cotação de hoje, estaria em torno de R$ 176.000,00 sem considerar as licenças do software que também foram disponibilizadas. Sendo assim, pode-se dizer que a UTFPR e estas 16 futuras profissionais são privilegiadas visto que, há poucos destes treinamentos ofertados no mundo. A UTFPR Campus Pato Branco se tornou a única instituição no Brasil a oferecer esse curso em nível profissional, se juntando a outras iniciativas similares tais como as ofertadas pelo Digital Citizen Fund do Catar; Chandigarh University da Índia; Digital Citizen Fund Tech Centers de Cabul, Afeganistão e Paquistão e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos.

Para mais informações sobre futuras edições do curso e outras iniciativas promovidas pelo Departamento de Elétrica da UTFPR campus Pato Branco, entre em contato com o professor Rafael Cardoso através do e-mail: rcardoso@utfpr.edu.br