Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Social

UTFPR realiza cadastro da ID Jovem para os estudantes do Câmpus
publicado: 13/04/2018 13h55 última modificação: 03/11/2022 17h37

Em função do grande número de estudantes de outros Estados no Câmpus Pato Branco da UTFPR, o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco, nos dias 9 e 10 de abril, realizou inscrições no CAD-ÚNICO, para os estudantes com possibilidade de aquisição da ID Jovem (Identidade Jovem).

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. É direcionada a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, e que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Quando o assunto é acesso a Cultura, a ID Jovem assegura o pagamento de meia entrada, com 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral em eventos artístico-culturais e esportivos.

Visando a mobilidade, a ID Jovem reserva por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte deve ser interestadual (entre estados diferentes), e a reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida. Importante ressaltar, que a ID Jovem, não é voltada para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

No total, foram realizados 78 cadastros e com o Intuito de facilitar o contato dos acadêmicos com a equipe da Secretaria Municipal, o atendimento foi realizado nas dependências do NUAPE.

registrado em: , , ,