Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Visita técnica

Visita técnica

Acadêmicos de Civil visitam as obras do maior aquário de água doce da América Latina e do mais alto edifício do MS
publicado: 12/09/2019 10h03 última modificação: 03/11/2022 17h38

Com o objetivo de propiciar aos acadêmicos de Engenharia Civil a visualização de conceitos e materiais aprendidos em sala de aula e conhecer a logística e dificuldade da execução de obras de grande porte, um grupo de 24 acadêmicos de Engenharia Civil, da UTFPR, Câmpus Pato Branco, realizaram visita técnica nas obras do Aquário do Pantanal, o maior aquário de água doce da América Latina, e no edifício Vertigo Premium Studios, na cidade de Campo Grande (MS), nos dias 6 e 7 de setembro.

Inicialmente, os alunos conheceram a obra do Aquário do Pantanal, iniciada no ano de 2011 e possui 18.600 metros quadrados de área. Segundo informações, devido a problemas nos processos licitatórios, a obra está em um processo de perícia para verificar o que ainda necessita ser realizado. Até agora, já foram gastos mais de 200 milhões de reais para sua realização, quase três vezes a mais que o esperado inicialmente.

No roteiro de visita, os acadêmicos também estiveram no edifício Vertigo Premium Studios, com 35 andares, o qual será o mais alto do Mato Grosso do Sul. A obra atende exigências ambientais mais rigorosas devido a certificação Aqua, utilizando alguns materiais menos prejudiciais para o meio ambiente, além de entregar aos moradores um apartamento mais sustentável energeticamente.

Na avaliação dos membros do Centro Acadêmico, “a visita permitiu aos participantes vivenciarem grandes aprendizados, podendo ver uma obra realizada com materiais diferentes de qualquer obra da nossa região. Além disso, devido a suas particularidades a obra possuía muitos elementos diferenciados que foram produzidos exclusivamente, como as peças de sua cobertura e as paredes e teto em acrílico dos aquários”, pontuaram.

Outro aspecto a se destacar da visita ao Edifício Vertigo Premium Studios foi que “oportunizou aos alunos ver uma empresa que apresenta uma logística diferenciada do seu canteiro de obra, que visa maior agilidade e o atendimento às normas da certificação Aqua, não misturando os diversos resíduos produzidos em obra, como a alvenaria quebrada com restos de madeira”, declararam.

No último dia de visita os alunos também puderam fazer algumas visitas culturais ao Parque das Nações Indígenas e à Feira Central da cidade.

A visita técnica foi organizada pelo acadêmico e coordenador de visitas técnicas do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Sérgio Luiz Dallagnol, em conjunto com o departamento acadêmico de Engenharia Civil (DACOC).