Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Visita Técnica

Visita Técnica

Alunos de Licenciatura em Matemática da UTFPR visitam a USP
publicado: 06/11/2019 15h58 última modificação: 03/11/2022 17h38

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2019, alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Câmpus Pato Branco, realizaram uma visita técnica na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

A atividade faz parte de um projeto de extensão do departamento acadêmico de Matemática (DAMAT) intitulado “Metodologias e práticas de ensino: compartilhando experiências entres os cursos de Licenciatura em Matemática da USP e da UTFPR/PB”, coordenado pelas professoras Janecler Aparecida Amorin Colombo, Luzia Maya Kikuchi e professor Moisés Aparecido do Nascimento, atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática.

O projeto foi dividido em três momentos, iniciando-se com uma aula compartilhada, por videoconferência, realizada no dia 16 de setembro de 2019, com os alunos das duas instituições.

No segundo momento, alunos do Câmpus Pato Branco viajaram até São Paulo para participar de uma aula em conjunto com alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática II, ministrada pela professora Raquel Milani, da Faculdade de Educação da USP. No período da manhã, tiveram a oportunidade de conhecer as características do curso de Licenciatura em Matemática da USP e compartilhar experiências com os acadêmicos.

No período da noite, participaram da palestra do professor Antonio José Lopes, mais conhecido como Bigode, na qual puderam conhecer um pouco do seu trabalho como autor de livros didáticos e sua experiência como professor de Matemática.

No terceiro e último momento, os alunos realizaram uma atividade cultural com visita monitorada ao Catavento Cultural e Educacional, mais conhecido como Museu do Catavento. O museu se destaca pelo espaço interativo, apresentando a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos. O centro que foi inaugurado em 2009, já tem sido um grande fenômeno de público, atingindo a marca de dois milhões e meio de visitantes em apenas seis anos de operação, é um dos museus mais visitados do Estado de São Paulo, por três anos consecutivos.