Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Abertura 28º SBQ SUL
conteúdo

Notícias

Abertura 28º SBQ SUL

Evento reúne profissionais e estudantes para discutir como a química e as ciências devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento.
publicado: 24/11/2022 11h37 última modificação: 24/11/2022 11h37

O 28º Encontro de Química da Região Sul – SBQ – Sul 2022, evento sediado na UTFRP Campus Ponta Grossa e realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG iniciou as atividades na quarta feira (23). O coordenador do evento e Chefe do Departamento de Química, da UTFPR Campus Ponta Grossa, Prof. Luciano Fernandes, realizou a abertura do encontro, comemorando a sua realização de forma presencial e dando as boas-vindas aos participantes durante a Cerimônia de Abertura, realizada no Centro de Convivências da universidade. 

O evento, que tem como tema o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, tem com o objetivo discutir como a Química, bem como as demais ciências básicas diretamente em contato com ela, devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável. O Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química do Paraná, Prof. Douglas Cardoso Dragunski, disse que a realização do evento é muito importante para todos os profissionais da química, destacando a relevância do tema escolhidos.  “A sustentabilidade é a habilidade para satisfazer as necessidades da geração atual, preservando a possibilidade das futuras gerações, para satisfazer as suas próprias necessidades. A química é uma ciência fundamental para promover o desenvolvimento sustentável”, enfatizou. 

O prof. Ivo Mottin Demiate, Vice-Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desejou um excelente evento aos participantes e destacou a importância do debate sobre sustentabilidade pelo viés da química como ciência. Encerrando a solenidade de abertura o Diretor do Campus Ponta Grossa, Prof. Abel Dionizio Azeredo, recepcionou os participantes do evento e agradeceu aos organizadores, salientando a importância da universidade voltar a receber eventos presenciais, o que precisa, segundo o diretor, voltar a ser uma rotina no ambiente acadêmico. 

Conferência de abertura. 

A conferência de abertura iniciou logo após a Cerimônia que deu início ao evento. O tema ‘Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira: Qual o Legado desses 200 Anos de Independência?’, foi apresentado pela Professora Vanderlan Bolzani, cientista premiada e Professora titular do Instituto de Química (IQAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A conferencista destaca relevância do evento ao abordar a química, como ciência básica, que está presente no cotidiano. “É uma área que está na vida de todo cidadão da hora que ele acorda até quando dorme. A química é uma área importantíssima para o desenvolvimento humano” Afirma.