Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Acessibilidade e inclusão

Acessibilidade e inclusão

UTFPR realiza semana de eventos em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
publicado: 16/09/2020 15h39 última modificação: 16/09/2020 15h39

Dia 21 de setembro é, no Brasil, lembrado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Neste contexto, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, através da sua Comissão Central do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI, realizará uma semana de atividades on-line para a discussão da temática, desafios e conquistas das pessoas com deficiência.

A Semana de Acessibilidade e Inclusão na UTFPR acontecerá entre os dia 21 e 25 de setembro, com a participação de acadêmicos com deficiência dando seus depoimentos nas mídias sociais do NAI. O evento ainda contará com uma transmissão ao vivo pelo Youtube - dia 22/09, às 14h, com o tema: “(D)Eficiência no contexto da Educação Superior: UTFPR em pauta”. A live é uma parceria com o o Conexão UTFPR (acesse aqui: link para inscrição e o link para a live).

Entre as atividades organizadas para tratar de inclusão e acessibilidade está também um cineclube, com o filme “Black” - dia 24/09, às 20h, via Google Meet (o link para a sala do Google Meet será disponibilizado nas mídias sociais do NAI. Acesse aqui: link para inscrição e o link para o filme). Esta conversa terá a mediação de Aneliz B. A. de Alencar e a participação de uma intérprete de Libras. Para esta sessão as vagas são limitadas.

Ao promover esse evento o NAI busca chamar a atenção da comunidade para um tema tão relevante, bem como compartilhar com o público um pouco das atividades desenvolvidas pelos núcleos  de cada câmpus da UTFPR. Todas as atividades são abertas, gratuitas e com certificação.

Saiba mais sobre a data:

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Na mesma data é celebrado o Dia da Árvore, e está também próximo ao início da primavera - 23 de setembro. Estas alusões foram feitas na escolha da para para representar, através do renascimento das plantas, o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.