Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Antares

Antares

Campus recebe visita de alunos do Projeto Antares e Cooperativa Antares
publicado: 02/06/2022 15h04 última modificação: 07/11/2022 11h26

No dia 18 de maio, os alunos do Projeto Antares e Cooperativa Antares estiveram presentes na UTFPR-PG, acompanhados da responsável pelo projeto, Tatiane Ribeiro. A visita aconteceu com objetivo de apresentar a universidade e seus projetos para os estudantes.

O Projeto Antares é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que visa desenvolver os melhores estudantes das escolas públicas e particulares de Ponta Grossa, para no futuro tornarem-se empreendedores de sucesso. Já a Cooperativa Antares, fundada em setembro de 2015 por alunos da Iniciativa Antares, tem por finalidade o ensino do cooperativismo dentro do projeto.

Quem recebeu os visitantes foram os acadêmicos Ana Flávia Streisky, Juliana Gerei De Abreu e Pedro Antonio Camargo, que cursam a disciplina de Sistemas de Tratamento e Aproveitamento de Resíduos – STAR, e as integrantes da equipe executora do Projeto de Extensão OPORTUNIZE-SE, VENHA PARA UTFPR, #ficaadica, professora Juliana M.T. de Abreu Pietrobelli e a acadêmica Tainah Jayny Primom.

A visita começou no auditório do Bloco C, onde foram repassadas informações sobre a UTFPR, como as formas de ingresso, quais os cursos disponíveis, tipos de auxílios e projetos existentes na universidade. Também foi ministrada uma aula sobre o sistema de tratamento de esgoto. Em seguida, os alunos saíram para conhecer o campus, visitaram o laboratório de zoologia, o Restaurante Universitário, a biblioteca e demais estruturas.

O time de Cheerleaders “Asas Negras” esteve presente e contou sobre a história da equipe, como funcionam as competições e fez uma demonstração/apresentação. Na sequência, os visitantes foram direcionados ao projeto de extensão Baja Gralha Azul, onde conheceram o projeto e carro que foi desenvolvido para a competição, inclusive puderam observar o carro em funcionamento.

Outro projeto que tiveram a oportunidade de conhecer foi a UTFalcon, onde os alunos participantes explicaram sobre o avião desenvolvido, os materiais utilizados e a importância de participar de projetos de extensão.

Também visitaram as empresas juniores de engenharia química e engenharia mecânica, Quanttum e Vulcano, respectivamente. Os membros das empresas falaram sobre a história, atividades que desenvolvem e exemplos de projetos que já foram realizados, além disso, mostraram a impressora 3D que utilizam.

O Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Química UTFPR PG também recebeu os alunos do Projeto Antares. Os petianos explicaram como participar, o funcionamento do programa e quais atividades oferecem aos acadêmicos da UTFPR. A visita terminou no laboratório de carnes, no qual houve explicação sobre o funcionamento deste, os equipamentos disponíveis e os projetos que foram e estão sendo desenvolvidos no local.