Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Audiência Pública

Audiência Pública

Consulta realizada no Campus Ponta Grossa debateu o Projeto de Implantação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis na universidade.
publicado: 06/12/2023 14h05 última modificação: 06/12/2023 14h14

Foi realizada na terça-feira (05), no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) uma consulta à comunidade acadêmica referente ao Projeto de Implantação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A programação incluiu reuniões setoriais com os diversos públicos da universidade e a realização de uma audiência pública com a participação de acadêmicos, representantes estudantis, servidores e representantes da gestão do campus.

Esse debate tem percorrido os diversos campi da universidade. Em Ponta Grossa foi realizada a penúltima audiência pública e o encerramento desse trabalho de escuta ocorrerá em Curitiba, que receberá a última consulta. O Assessor de Assuntos Estudantis, Weslei Trevizan Amâncio, que também é o presidente da Comissão institucional de elaboração da proposta da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UTFPR, explica que ainda não existe um projeto de implantação da nova pró-reitoria, mas que ele será redigido a partir do que foi construído nas diversas consultas realizadas nos campi e que os documentos que registram o diálogo ocorrido nesse processo também farão parte do projeto final, que deve ser compilado entre dezembro de 2023 e março de 2024.

O objetivo dessa consulta é buscar as referências necessárias para a construção do projeto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, junto ao público principal da nova pasta que são os estudantes. Amâncio destaca a importância de que haja um bom referencial para o projeto, para que ele tenha a estrutura necessária para viabilizar o atendimento das demandas de permanência. “A vinda aos campi nos permite conhecer a realidade e a dinâmica própria de cada lugar, não só dos discentes, mas do corpo técnico administrativo, da gestão e de toda comunidade acadêmica de um modo geral, porque é uma pró-reitoria que tem impacto em toda comunidade universitária”, afirma.

A proposta apresentada à comunidade acadêmica busca transformar a ASSAE, que hoje tem um status de assessoria, em uma pró-reitoria. A iniciativa busca dar mais autonomia à pasta, possibilitando maior liberdade para estruturar as competências, as formas de atuação, os programas, projetos e ações. Com isso a intenção é atender de forma mais diversa, múltipla e extensiva as demandas dos estudantes. O Assessor de Assuntos Estudantis avalia que a estrutura da nova pró-reitoria irá viabilizar uma melhor organização administrativa, culminando em uma atuação mais qualificada.

O Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo, salientou a importância desse debate em torno da criação da nova pró-reitoria, lembrando o grande numero de ações que são coordenados pela assessoria com o objetivo de atender aos estudantes e garantir a sua permanência na universidade. Ele enfatiza responsabilidade da ASSAE na gestão financeira dos recursos de diversos programas, com destaque para o Programa de Auxílio Estudantil e dos subsídios do restaurante universitário. “A ideia de debater as transformações em uma pró-reitoria é justamente para dar mais agilidade para esse setor, para que possa funcionar de forma mais independente e adequada dentro da universidade”, pondera.

A consulta realizada em Ponta Grossa contou ainda com a atuação da representante do campus na Comissão e Assistente Social do NUAPE-PG, Márcia Angélica Bartmeyer e da representante da ASSAE, Luciane Fabiane Dos Santos que também atuaram na condução dos trabalhos. O Departamento de Educação (DEPED), o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) foram os representantes do campus nos debates e também auxiliaram na condução dos trabalhos.