Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Aula Inaugural

Aula Inaugural

Evento marcou o início das atividades letivas do Centro de Referência de Ponta Grossa do Instituto Federal do Paraná, instituição parceira do Campus Ponta Grossa.
publicado: 28/02/2023 11h51 última modificação: 28/02/2023 11h51

O Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi palco da Aula Inaugural que marcou o início das atividades letivas do Centro de Referência de Ponta Grossa, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no ano de 2023. O evento realizado no Auditório Central reuniu professores, servidores, alunos, pais e diversas autoridades, num momento de celebração pelas conquistas e preparação para novos desafios. Entre as autoridades, que compuseram a mesa que conduziu os trabalhos, marcaram presença o Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o Deputado Federal, Sandro Alex e o Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa, Abel Dionizio Azeredo.

Os trabalhos foram abertos com a fala do coordenador do Centro de Referência de Ponta Grossa do IFPR, Adriano Stadler, que apresentou um breve relato das atividades desde o início das negociações para a implantação da unidade do instituto na cidade, passando pelo início do funcionamento no ano de 2021 e chegando aos dias atuais e aos esforços que tem sido feito para a conquista de um campus próprio para a IFPR, que desde seu surgimento funciona em parceria com o campus Ponta Grossa da UTFPR. O Diretor-geral do campus Curitiba do IFPR, Adriano William da Silva, destacou as conquistas do centro de referencia em seu pouco tempo de existência e ressaltou a importância da parceria com a UTFPR e o empenho e dedicação dos servidores e professores. “Eles tem trabalhado muito para o fortalecimento da nossa instituição na cidade de Ponta Grossa”, afirmou em seu discurso.

O Deputado Federal Sandro Alex falou da importância dos investimentos que são realizados em Educação, reforçam que já liberou quase 5 milhões em emendas individuais para o Instituto Federal e firmou o compromisso de trabalhar para a construção do campus próprio do IFPR em Ponta Grossa.  O Deputado também destacou a parceira com o campus Ponta Grossa. “Minha gratidão é muito grande a UTFPR e nós já estamos em projetos”, afirmou. O Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, abriu seu discurso fazendo uma quebra protocolar, convidando a Diretora de Relações Empresariais (DIREC-PG), Sabrina Ávila Rodrigues, para tomar acento à mesa diretiva destacando a necessidade de inclusão das mulheres nos processos de gestão, mas também como forma de agradecer o apoio recebido da UTFPR, estendendo os agradecimentos ao Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa e a todos os servidores da universidade que tornam possível a parceira com o instituto federal.

Zanatta salientou a importância dos institutos federais, que reúnem no Brasil 1,5 milhões de estudantes, distribuídos em mais de 500 municípios. O Reitor enfatizou a necessidade de reforçar a presença dessas instituições no Estado do Paraná. “Vou fazer uma conta rápida, bastante importante, se eu tenho institutos federais em 570 municípios brasileiros e nos temos 5.570 municípios no Brasil, nos temos um instituto para cada 10 municípios. Quantos municípios têm no Paraná? 399. Vamos arredondar para 400, isso significa que para seguir a média nacional nós deveríamos ter 40 campi. O Paraná, que é o quarto maior PIP do Brasil, tem apenas um instituto federal e não atinge a média nacional do número de campi”, argumentou.

O IFPR possui 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência distribuídos por todo o Paraná.  Em Ponta Grossa está instalado o Centro de Referência, que funciona em parceira com a UTFPR e oferta o curso técnico em informática integrado ao ensino médio.