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Autenticação Administrativa

Estudantes que não apresentarem os documentos dentro do prazo poderão perder a vaga na UTFPR
publicado: 07/06/2023 14h44 última modificação: 07/06/2023 14h44

Na sexta-feira, dia 16 de junho de 2023, termina o prazo para os estudantes realizarem a autenticação administrativa dos documentos enviados na matrícula. Segundo os responsáveis pelo processo, quem perder esse prazo pode perder a vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os documentos devem ser apresentados no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC), durante o horário de atendimento do setor, das 08h até as 20h. 

Desde a implantação da matrícula online, no 2º semestre de 2020, foi permitido aos ingressantes dos cursos de graduação da UTFPR, enviar a documentação para a matrícula de maneira digital, com a condição de que os documentos originais fossem apresentados posteriormente, para a verificação da autenticidade.  

A servidora do DERAC, Cristina Kasprzak, afirma que todos os estudantes, inclusive os que estão em manutenção de vínculo e com a matrícula trancada, têm a obrigação de apresentar os documentos para a autenticação. Ela explica que precisam ser autenticados os documentos pessoais dos estudantes, sendo estes o RG, CPF, Certidão de Nascimento e os documentos acadêmicos, que são o histórico escolar e certificado de conclusão de ensino médio. 

De acordo com informações do DERAC, os alunos que não realizarem a Autenticação Administrativa até o dia 16 de junho de  2023, serão desligados da UTFPR a partir do dia 19 de junho de 2023. Estes alunos perderão a vaga na UTFPR, sendo essa uma previsão indicada em todos os editais do Processo Seletivo Sisu/MEC, da UTFPR, a partir do 2º semestre de 2020.  

O estudante que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento da Autenticação Administrativa, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após o último dia da Autenticação Administrativa. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus. 

Em caso de dúvidas os estudantes devem consultar o DERAC-PG.  

E-mail derac-pg@utfpr.edu.br   

Telefone: 42 3220-4891 

Abaixo trazemos a listagem com os links para os Editais de matrícula e indicação dos itens que tratam da Autenticação Administrativa:

RETIFICAÇÃO DO EDITAL 24/2020 - PROGRAD - Item 8.2.2 

EDITAL 36/2021 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SISU/MEC - 2021/1 - Item 10 

EDITAL 51/2021 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SISU/MEC - 2021/2 - Item 11 

EDITAL 04/2022 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SISU/MEC - 2022/1 - Item 11 

EDITAL 40/2022 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SISU/MEC - 2022/2 - Item 11 

EDITAL 1/2023 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SISU/MEC - 2023/1 - Item 11