Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Gestão e Avanços

Gestão e Avanços

Episódio Final

O Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa chega ao fim e nesse 10º episódio traz a entrevista do Reitor e do Diretor-Geral.
publicado: 20/12/2023 11h20 última modificação: 20/12/2023 11h20
Exibir carrossel de imagens A entrevista realizada com o Reitor e com o Diretor-Geral do Campus marca o encerramento do quadro.

O 10º episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), marca o encerramento desse quadro, trazendo a entrevista realizada com o Reitor, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho e com o Diretor-Geral do Campus, Abel Dionizio Azeredo. Nossos convidados falaram dos avanços, do trabalho de gestão e do futuro da instituição. Esse episódio foi conduzido pelas acadêmicas Nicole e Ana.

Abel Azeredo conta que atua como professor do Departamento de Física (DAFIS-PG) e que está no Campus Ponta Grossa desde 2011, sendo esse seu terceiro emprego como professor do ensino superior em instituições públicas. Ele comenta, que em toda sua carreira no magistério superior, sempre atou em cargos de gestão.

Schiefler lembra que é professor da instituição há quase 32 anos, pois ingressou no quadro funcional em 1992, antes da inauguração do Campus Ponta Grossa, que ainda estava em fase de projeto. Ele falou também sobre sua caminhada como docente, sua atuação na administração pública de Curitiba como Subsecretário de Educação e sua eleição para cargo de reitor.

Durante a entrevista foi salientada a importância dos cargos de gestão, tanto de Reitor, como de Diretor em uma instituição de ensino. Schiefler destacou que as universidades são autarquias federais e tem autonomia, o que torna o gestor responsável por coordenar a atuação da universidade dialogando e prestando contas a diversos interlocutores, que são o próprio Governo Federal, mas também a sociedade civil organizada e o setor produtivo industrial e lembrou a necessidade de seguir e observar a legislação vigente. “Tudo isso consta de documentos institucionais. O reitor, o diretor- geral, não podem agir por sua conta e risco ou fazer aquilo que querem. Eles seguem obviamente diretrizes maiores”, comenta.

A entrevista abordou vários temas relevantes como A pesquisa e a inovação na universidade, a atuação na extensão e como esses três eixos do ensino superior devem ter aplicação prática para resolver problemas da sociedade. Outro ponto abordado foi a história da UTFPR fruto de uma Escola Técnica Federal e o protagonismo do Campus Ponta Grossa. A conversa também tratou sobre a atuação do professor Abel no Comitê Gestor Nacional do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP), o funcionamento do programa e do recente convênio firmado com a Universidade Federal do Sul da Bahia.

Outros temas que fizeram parte do bate papo foram a expansão da UTFPR nesses 30 anos e a trajetória da pós-graduação na universidade e no Campus Ponta Grossa. Nossos entrevistados também comentaram sobre a oferta da primeira graduação totalmente à distância, com o Curso de Licenciatura em Computação (EAD) da UTFPR 2024, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e sobre o protagonismo dos estudantes da UTFPR.

Para saber mais sobre essas histórias e a trajetória da nossa instituição, clique aqui e acompanhe na integra do episódio final do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).